Preços agrícolas mantém trajetória de queda

Publicado em 31/05/2019 14:18
Dos produtos analisados, 11 sofreram redução e 8 oscilaram positivamente

O IqPR - índice que mede a flutuação dos preços recebidos pelos agricultores paulistas - registrou queda de 1,06% na segunda quadrissemana do mês de maio de 2019, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA), instituição de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. 

Dentre os produtos que apresentaram aumento de preços quando comparados com o mesmo período do mês anterior, destacaram-se: batata (9,14%), arroz (5,73%), carne de frango (5,37%) e amendoim (3,11%). 

No caso da batata, a oferta menor fruto da redução das áreas cultivadas e das chuvas que nas últimas semanas dificultaram as colheitas se apresenta como principal indutor dessa alta dos preços na safra de outono. Nota-se que os preços atuais estão 230% maiores que os vigentes no mesmo período de 2018, explicam Danton Leonel de Camargo Bini e Eder Pinatti, pesquisadores do IEA.   

Dos 11 produtos que sofreram redução de preços no período analisado, destacam-se: banana nanica (23,88%), feijão (21,36%) e laranja para mesa (15,02%). 

Clique AQUI e leia o artigo completo. 

Fonte: Sec. de Agricultura de SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Faturamento em 2025 atinge novo recorde; 2026 se inicia em meio a grandes incertezas
Ag Care está pronta para oferecer e desenvolver produtos tecnológicos para elevar eficiência da pecuária
Entrevista com Haniel Sousa - RTV Bayer
Cosan vê evolução do plano sobre Raízen e desdobramentos nos próximos dias, diz CEO
Entrevista com Luana Bonamigo - Gerente de produtos de algodão da Bayer
Entrevista com Vinícius Dias - Coordenador Técnico para o segmento de algodão Bayer Brasil