José Gerardo Fontelles assume Ministério da Agricultura como interino

Publicado em 17/08/2011 21:29
O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fontelles, foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff para substituir, de forma interina, Wagner Rossi, que pediu demissão nesta quarta-feira após uma sucessão de escândalos. Fontelles foi anunciado na segunda-feira como secretário-executivo. Ele assumiu o posto de Milton Ortolan, que pediu demissão depois que VEJA revelou como o número 2 da Agricultura atendia a interesses dolobista Júlio Fróes, que tinha acesso livre no ministério

José Gerardo Fontelles: de secretário-executivo a ministro em dois dias (Antonio Cruz/ABr)

Conforme relata o Radar, Rossi foi entregar sua carta de demissão à presidente acompanhado do vice-presidente Michel Temer. Quando Dilma chegou da Marcha das Margaridas, os dois já a aguardavam no Palácio do Planalto. Rossi e a presidente não se falaram ao longo do dia e não tinha encontro marcado. Ao que parece, a presidente foi pega de surpresa. 
 
Até ontem a informação que circulava no Planalto era de que Wagner Rossi estava disposto a brigar por sua permanência à frente da Agricultura. Nesta quarta-feira, no entanto, a maré parecia ter virado. O ministro mostrou-se abalado e mencionou o desejo de preservar sua família, como também fez em sua carta de demissão. O filho de Rossi, o deputado estadual Baleia Rossi, é presidente do PMDB em São Paulo e foi mencionado nas denúncias que derrubaram seu pai.
 
Em nota, Dilma Rousseff lamentou a saída de Wagner Rossi. "Lamento profundamente a saída do ministro que deu uma importante contribuição ao governo com projetos de qualidade que fortaleceram a agropecuária brasileira. Agradeço seu empenho, seu trabalho e sua dedicação", disse a presidente. 
 
Interino - José Gerardo Fontelles está no serviço público há mais de 40 anos e já ocupou o cargo entre maio de 2009 e março de 2011. A substituição de Ortolan, entretanto, está longe de significar o fim da crise no Ministério da Agricultura: a edição desta semana de VEJA mostra como o ministro tem uma longa ficha de problemas.
Fonte: veja.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAPA: Medidas de apoio ao setor agropecuário do estado do Rio Grande do Sul
Colchões, roupa de cama e banho: saiba o que doar para vítimas no RS
De Olho no Material Escolar quer incluir informações reais sobre o agro no próximo Plano Nacional de Educação
Governo de SP anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano
Além de investimentos, produtores procuram a Sicredi em busca de seguros