Brasil terá combustível sustentável de aviação disponível a partir de 2027

Publicado em 14/08/2025 13:21
Previsão foi apresentada por especialistas durante painel no primeiro dia da FenaBio, na Fenasucro & Agrocana, em Sertãozinho/SP

O Brasil dará um passo decisivo rumo à descarbonização da aviação a partir de 2027, quando o combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) começará a ser disponibilizado em escala comercial. A previsão foi destacada por especialistas durante o painel “Céu e Mar: desafios para as bioenergias”, realizado durante a FenaBio, dentro da 31ª Fenasucro & Agrocana, em Sertãozinho/SP.

Segundo Tarcísio Soares, International & Strategy Manager da Airbus, a certificação que permitirá o uso pleno do SAF está em andamento. “Hoje, as aeronaves só podem voar com 50% de SAF. Mas, a boa notícia é que não será necessário modificar os aviões. Com os testes, vamos garantir segurança e viabilizar a descarbonização na aviação”, afirmou.

O marco legal do Combustível do Futuro prevê que, já em 2027, as companhias aéreas domésticas utilizem um percentual mínimo de SAF, iniciando com 1% e crescendo gradualmente até 10% em 2037. Para atingir essa meta, o Brasil terá que produzir 1,1 bilhão de litros do biocombustível.

A Acelen Renováveis, por meio do CEO da companhia, Luiz de Mendonça, destacou o anúncio do investimento de US$ 3 bilhões na produção de SAF e HVO (óleo vegetal hidrotratado) a partir da macaúba, com início das operações no primeiro trimestre de 2028.

“Será um projeto em larga escala, com capacidade para ultrapassar a demanda interna e exportar 80% para Europa e Estados Unidos”, afirmou o executivo.

Para Felipe da Cunha Siqueira, especialista da Firjan, o Rio de Janeiro tem papel estratégico na consolidação do SAF no Brasil. “Com políticas públicas adequadas e investimentos, podemos nos tornar referência global”, disse, lembrando que o Galeão já recebeu SAF importado para testes.

A produção nacional deve ganhar impulso com novos projetos, políticas públicas e inovação tecnológica, posicionando o País como fornecedor global de energia limpa para o transporte aéreo e marítimo.

O evento segue até sexta-feira, dia 15, com mais de 100 horas de conteúdo técnico e painéis estratégicos sobre transição energética, mobilidade de baixo carbono, biocombustíveis e energias renováveis.

Fenasucro & Agrocana

Em sua 31ª edição, a Fenasucro & Agrocana seguirá seu compromisso de impulsionar negócios, promover a atualização tecnológica e estimular o networking entre os principais players do mercado bioenergético.

Com mais de três décadas de história, a Fenasucro & Agrocana é o maior evento focado exclusivamente na bioenergia, reunindo os principais fabricantes nacionais e internacionais de equipamentos, soluções e tecnologias voltadas à produção de biocombustíveis e energia limpa. A feira é promovida pela RX Brasil, com apoio exclusivo do CEISE Br, e se consolidou como a principal plataforma de conexão entre a indústria fornecedora e os compradores do setor bioenergético. Mais informações no site www.fenasucro.com.br.

Fonte: Phábrica de Ideias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025