FPBio e FPEtanol: Nota de Reconhecimento à atuação da ANP

Publicado em 14/10/2025 07:33

As Frentes Parlamentares do Biodiesel e do Etanol, que representam o setor de biocombustíveis, vêm a público reconhecer a firme e competente atuação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no combate ao crime e à ilegalidade no setor de combustíveis.

A recente Operação Carbono Oculto, realizada em conjunto com Polícia Federal, Receita Federal e o Ministério Público representa um marco no enfrentamento a esquemas sofisticados de fraudes, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. A ação demonstra o alto grau de integração da ANP com as forças de segurança e o seu compromisso com a repressão qualificada de práticas criminosas que afetam toda a cadeia de suprimentos.

A agência tem se destacado por medidas concretas de fiscalização e interdição, reforçando sua presença reguladora e seu papel estratégico na defesa da concorrência leal e do direito do consumidor.

A FPBio e a FPEtanol parabenizam a diretoria e a equipe técnicas da ANP pela condução rigorosa das ações e reafirma seu apoio institucional às iniciativas e ao fortalecimento do órgão. As Frentes estão articulando junto ao Congresso a aprovação de projetos que ampliem o acesso a informações e ampliem as penalidades para aqueles que não correspondem com a lei, respectivamente PLP 125/22, PLP 109/25 e PL 399/25.

Deputado Federal Alceu Moreira (MDB/RS) – presidente da FPBio
Deputado Federal Zé Vitor (PL/MG) – presidente da FPEtanol

Fonte: FPBio

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025