Mato Grosso abateu mais de 1 milhão bovinos em 3 meses

Publicado em 25/06/2015 12:07

Mato Grosso abateu 1,160 milhão de bovinos no primeiro trimestre de 2015. O volume é 13% menor se comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram abatidos 1,339 milhão de cabeças, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (25). Os abates realizados no Estado representam 15% dos animais enviados ao gancho em todo o país, entre janeiro a março deste ano, somando 7,731 milhões de bovinos.
 
De acordo com o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Olmir Cividini, a queda nos abates está relacionada ao menor estoque de bovinos machos, com mais de 24 meses, que registra neste ano o pior desempenho dos últimos nove anos.  “Vale lembrar que a queda no estoque de machos é resultado do maior abate de fêmeas entre os anos de 2011 e 2013, que compromete a oferta de animais para reposição nos anos seguintes”.
 
A expectativa é que a entrada do confinamento de gado alivie a pressão da oferta no segundo semestre do ano. Uma pesquisa feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que a intenção dos pecuaristas de gado mato-grossense em confinar gado aumentou 24%. Se confirmada a projeção, os pecuaristas do Estado devem confinar 789,66 mil cabeças, frente as 636,66 mil animais do ano passado.

Fonte: Acrimat

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receita com exportação de carne bovina do Brasil deve crescer 37% em 2025, prevê Abrafrigo
Exportações de carne bovina crescem 50% em novembro e sinalizam recorde histórico para o ano, diz Abrafrigo
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo está estável em São Paulo
Abate de fêmeas pode contribuir para elevação do valor da arroba do boi em 2026
Paraná será responsável pelo banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa
Scot Consultoria: Estabilidade nas praças paulistas