Com retorno das chuvas, cidades produtoras de café registram segunda florada

Publicado em 03/11/2015 13:28

Algumas fazendas do Sul de Minas Gerais registram a segunda florada do café, até mais produtiva do que a primeira, após as chuvas recentes que atingiram a maior parte do cinturão produtivo do Brasil. (Veja fotos abaixo). Agora, os produtores esperam que as condições climáticas continuem favoráveis para que a formação dos chumbinhos não seja prejudicada. Com essa mudança no padrão climático, envolvidos de mercado já estão mais otimistas em relação à safra 2016/17, depois de duas quebras consecutivas na produção do Brasil.

Nas imagens enviadas pelos cafeicultores mineiros ainda é possível ver que uma terceira florada, menor, ainda pode acontecer nas lavouras nos próximos dias. Já no Espírito Santo, na cidade de Santa Maria de Jetibá (ES), a primeira florada de arábica só veio agora e as atenções também se voltam ao 'pegamento'. Os capixabas estão passando por uma grave escassez hídrica, e diferente do Sul de Minas, o estado tem poucas chuvas previstas para os próximos dias.

Antes dessa recente mudança no clima, devido as altas temperaturas e baixa umidade do solo, os botões florais da segunda safra estavam secando em algumas cidades mineiras. Apesar da situação não ser generalizada, as plantações com essas condições perderam todo o potencial produtivo. Na época, as condições climáticas desfavoráveis também influenciaram no desenvolvimento da primeira florada.

» Sem chuva, segunda florada do café no Sul de Minas tem perda de botões florais o que pode comprometer produção na próxima safra

Em entrevista ao Notícias Agrícolas na terça-feira (27), o presidente do Sindicato Rural de Patrocínio (MG), Osmar Pereira Junior confirmou que as chuvas recentes amenizaram as preocupações dos cafeicultores, mas algumas perdas na produção já estão consolidadas. Ainda não é possível quantificar os prejuízos, entretanto, a ausência de precipitações e as altas temperaturas comprometeram os cafezais. Para ele, esse pode ser o terceiro ano consecutivo de quebra na safra.

» Em Patrocínio (MG), chuvas amenizam preocupações dos cafeicultores, mas produção tem quebra consolidada

Segundo o engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, Alysson Fagundes, apesar das perdas localizadas no Sul de Minas Gerais, as condições das lavouras em nada lembram a temporada passada. "Os problemas da safra 2016/17 são pequenos em relação aos anos anteriores. Devido a grave seca em 2014, a produção da safra passada foi péssima", explica.

De acordo com informações da Investing, os cafeicultores brasileiros têm recebido bem as chuvas e já acreditam em uma produção mais normalizada para o próximo ano. "Não é o melhor cenário, mas é uma safra normal. A safra caminha razoavelmente bem", avalia o pesquisador de café do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP, Renato Garcia Ribeiro, em entrevista ao site.

Previsão do tempo para os próximos dias

Com base em informações da Somar Meteorologia, nesta semana, as áreas produtoras de café do Paraná, oeste de São Paulo, baixa Mogiana e sul de Minas Gerais devem receber chuvas fortes e generalizadas. Até o próximo dia 8, as cidades na divisa entre São Paulo e Sul de Minas Gerais podem receber volumes de até 70 milímetros. Veja abaixo mapas climáticos da Somar Meteorologia com previsões estendidas:

Fonte: Somar Meteorologia

Nos últimos dias, praticamente todos os municípios do cinturão produtivo do Brasil receberam chuvas. Na última segunda-feira (02), por exemplo, todas as cidades verificadas pela Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) registraram precipitações. A cidade de São José do Rio Pardo (SP) teve o maior volume registrado, 107,8 milímetros. (Veja abaixo a tabela completa da Cooperativa):

Fonte: Cooxupé

Compartilhe também foto da florada do café em sua região pelo WhatsApp do Notícias Agrícolas: (19) 98269-4178 ou pelo e-mail: safras@noticiasagricolas.com.br.

Veja fotos da segunda florada do café na divisa de Caconde (SP) e Muzambinho (MG) enviadas por João Carlos Remedio:

Veja fotos da segunda florada do café em Boa Esperança (MG) enviadas por João Antônio Freire:

Veja fotos da primeira florada do café arábica em Santa Maria de Jetibá (ES) enviadas por Lindomar Gozzer:

 

» Veja fotos da primeira florada do café em algumas cidades produtoras.

Tags:

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do café abre esta terça-feira (18) com leves baixas na Bolsa de Nova York
Europa consumirá 53,7 milhões de sacas de café em doze meses
Colômbia tem estabilidade no consumo de café e indústria traça estratégia para avançar
Começa semana com alta: Café tem suporte em tempo muito seco e vendas mais lentas
Café: Exportações brasileiras disparam em maio; vietnamitas, nem tanto