Café: Colheita da safra 2016/17 está em 91% no Brasil, estima Safras & Mercado

Publicado em 25/08/2016 10:46

A colheita de café da safra brasileira 2016/17 foi indicada em 91% até 23 de agosto. O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. Tomando por base a última estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2016/17, de 54,9 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 50,06 milhões de sacas até o dia 23. A colheita evoluiu 5 pontos percentuais em relação à semana anterior.

A colheita está adiantada em relação a igual período do ano passado, quando 89% da colheita estava realizada. Na média dos últimos cinco anos, a colheita no período é de 92%.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, as chuvas não atrapalharam o andamento da colheita, que segue em ritmo acelerado nesse final de safra. Os trabalhos com conilon já se encerraram há algum tempo. "Os produtores contabilizam a frustração, reportando uma quebra no Espírito Santo acima do esperado. No caso do arábica, a colheita também se encaminha para o fim e essa reta final traz surpresas agradáveis em termos de produtividade, o que pode ajudar a aliviar as perdas com o conilon", diz. De qualquer forma, será uma safra de arábica com menos bebida fina, mas de boa granação, conclui.

A seguir, quadro detalhado com a estimativa de evolução da colheita da safra brasileira:

Tags:

Fonte: Safras & Mercado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sudoeste de MG: Após chuvas irregulares e queda de chumbinho elevada, produtores de preparam início da safra de arábica
Plataforma Global do Café: Brasil sai na frente mais uma vez e trabalha em grande projeto de cafeicultura regenerativa
Café: Em mais uma semana agitada, arábica recua 3,03%, mas robusta avança 1,74%
illy: Café mais sustentável do mundo está no Brasil e apesar das cobranças, mercado já sabe disso
Café em Prosa #163 - Em busca da qualidade para todo tipo de consumidor: ABIC participa de uma das mais importantes feiras de café do mundo