Café: Colheita da safra 2019/20 do Brasil começa pontual em meio à previsão de chuvas

Publicado em 15/04/2019 15:49

A colheita do café arábica da safra 2019/20 começou de forma pontual no estado de Minas Gerais, maior produtor do país. Os trabalhos começam em meio à previsão de chuvas volumosas que podem impactam as atividades no campo, beneficiamento e derrubar os frutos que estão nas lavouras.

Um vídeo postado nas redes sociais mostra um cafeicultor mineiro que acabou de colher parte de sua produção em meio às chuvas e muito café verde. A previsão do tempo aponta que as chuvas devem seguir nos próximos dias sobre a maior parte do estado de Minas Gerais, mas os volumes serão leves a moderados.

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

"A colheita [do café] começou, mas ainda muito devagar. Algumas poucas pessoas começaram colhendo um café que ainda tem percentual elevado de verdes", disse engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, Alysson Fagundes. Produtores se preocupam com a secagem do café, mas as precipitações podem derrubar os frutos.

"No Sul de Minas, choveu bastante nesse final de semana e derrubou bastante café no chão", complementa Fagundes. O modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostra chuvas fracas a moderadas para os próximos dias sobre a maior parte do cinturão produtivo de Minas Gerais.


Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (15) - Fonte: Inmet

"Pode haver um reforço das chuvas, principalmente na quarta-feira, no Centro-Sul e Leste de Minas Gerais e Rio de Janeiro", destaca a chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Morgana Almeida. Instabilidades já estão presentes nesta segunda-feira sobre o estado mineiro.

Veja mais:
» Semana começa com retorno das chuvas para a região Sul e mais precipitações no RJ, SP e MG

No domingo (14), os cinco maiores acumulados de chuva no estado de Minas Gerais foram registrados, segundo o Inmet, nas cidades de Conceição das Alagoas (MG): 72,4 mm, Maria da Fé (MG): 60,2 mm, Arinos (MG): 59,0 mm, Machado (MG): 38,2 mm e São Sebastião do Paraíso (MG): 34,2 mm.

Fagundes ressalta que, levando em conta a previsão de altos volumes para os próximos dias, a colheita do café deve seguir impactada. "Se chover o tanto que eles estão falando, não vai conseguir colher café", ressalta o engenheiro agronômo.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (16/04 a 18/04) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima que a produção total de café do Brasil na safra 2019/20, que é de bienalidade negativa, fique entre 50,48 e 54,48 milhões de sacas de 60 kg. O resultado representa uma queda ante a temporada anterior.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após suporte no robusta, arábica tem mais um dia de forte correção e volta a ser negociado abaixo de 200 cents/lbp
Colômbia: Lavouras de café têm alta incidência de broca
Colheita de café: entenda regras para contratação de safristas
Café: Arábica começa semana com baixas e mercado monitora clima nas origens
#RotadoCafé: Conheça a história do Alado Coffee; sucessão, sustentabilidade e qualidade na xícara