Procafé: Leprose diferenciada em cafeeiros na região Norte de Minas

Publicado em 04/09/2019 11:28

A Leprose é uma doença de cafeeiros provocada pelo vírus da mancha anular, que pode incidir em folhas, ramos e frutos da planta. Ela tem distribuição bem ampla, porem sua maior gravidade tem acontecido em regiões mais quentes e secas, como ocorre no Triangulo Mineiro. A enfermidade é transmitida pelo ácaro da leprose ou ácaro plano, Brevipalpus phoenicis. Nos citrus o vírus é conhecido por Citrus leprosis vírus (CiLV) e transmitido pelo mesmo ácaro.

Em lavouras de café no Norte de Minas, em Pirapora e Bocaiuva, a doença tem apresentado condições de ocorrência e sintomatologia diferenciadas. Nas condições distintas se destaca  a área da planta afetada. Na leprose normal as folhas internas da planta são as mais atacadas. Ainda, na condição normal a parte mais atacada dos cafeeiros é o lado voltado para o sol da tarde, face mais quente das plantas. Na situação do Norte de Minas o ataque é maior nas folhas externas e atinge os últimos pares de folhas. O lado com maior ataque se inverte, com maior infecção do lado da linha de cafeeiros voltado para o sol da manhã, ou seja, na face mais sombreada e fria da planta.

Diferença marcante é observada, também, quanto ao tipo de sintomas. Na leprose normal as lesões se desenvolvem na forma de círculos translúcidos e tem tamanho maior. Na condição de ocorrência no Norte de Minas, as lesões são pequenas e aparecem como pontos amarelados, sem círculos característicos. Nessa condição nova observa-se  bastante desfolha pela doença.

O diferencial observado na ocorrência da leprose, nas lavouras de café no Norte de Minas, pode ser devido à presença de outra estirpe do vírus, o que é comum em doenças viróticas e, ainda, a um hábito diverso do ácaro transmissor, o que deve ser objeto de estudos posteriores. Ressalta-se que a variedade plantada em maior escala nas 2 regiões é a mesma, a Catuai.

J.B. Matiello – Eng Agr Fundação Procafé e Lazaro Soares  Pereira – Eng Agr e John Duarte- Tec. Agr. Fda Ouro Verde

Fonte: Procafé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)