Dia de Campo reúne especialistas e produtores em programação sobre avanços na cafeicultura

Publicado em 08/05/2023 15:38
Iniciativa realizada pela Satis contou com Roberto Santinato, Felipe Santinato e José Braz Matiello, três dos principais especialistas do segmento no Brasil

Mais de 200 pessoas participaram do Dia de Campo sobre cafeicultura promovido pela Satis no último sábado (6/5). A ação ocorreu no Campo Experimental da empresa em Araxá, reunindo três dos principais pesquisadores em café no Brasil: Roberto Santinato, Felipe Santinato e José Braz Matiello. Produtores, técnicos e consultores de diferentes regiões de MG puderam conferir a apresentação de ensaios técnicos visando o aperfeiçoamento da cultura.

Entre os pontos de destaque na programação, foi abordada a competição de cultivares de café que melhor se adaptam à região de Araxá, tanto em sequeiro quanto irrigado. “Este estudo realizamos em nosso próprio Campo Experimental, onde avaliamos se a variedade se adequa a condições locais de clima e doenças, por exemplo. É um trabalho que está em seu segundo ano e que irá durar muitos outros, mas que já podemos dividir alguns resultados parciais com o público deste encontro”, comentou o engenheiro químico e Gerente de Inovação da Satis, Fabrício Porto.

Os especialistas convidados também abordaram o uso de herbicidas no controle de mato na plantação, cuidado que deve ser mantido ao longo do ano em função do café ser uma cultura perene. Ainda foi discutida a adubação e manejo foliar, especialmente o equilíbrio de micro e macronutrientes via folha para melhor performance da planta. Durante as apresentações dos especialistas, realizadas em meio às plantações experimentais, o público interagiu trazendo suas dúvidas e experiências próprias de campo.

“Foi uma importante oportunidade para troca de conhecimento na cafeicultura, ainda mais pela presença dos Santinatos e de Matiello, que muito nos enchem de orgulho. Ao aproximar grandes especialistas e produtores, reforçamos o compromisso da Satis com a promoção da sustentabilidade do negócio rural através do aperfeiçoamento e capacitação constante de nosso público”, destaca o presidente da Satis, José do Nascimento Ribeiro. Após as apresentações técnicas, um almoço especial com música ao vivo encerrou a programação oficial do encontro.

 

Fonte: Satis

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Desafios climáticos e alta volatilidade marcaram o mercado cafeeiro em 2025
Valorização do dólar derruba preços do café arábica no fechamento desta 3ª feira (30)
Cooxupé está entre as maiores empresas do Brasil, segundo ranking Forbes Agro100
Café 2025: Um ano de extrema volatilidade, recordes históricos e diversos desafios
Clima adverso no BR mantém preços do café em alta na manhã desta 3ª feira (30)
Calor intenso e chuvas abaixo da média no BR sustentam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (29)