Coffee Run 2023: ABIC estimula a prática esportiva, o bem-estar, a sustentabilidade e o café de qualidade

Publicado em 17/05/2023 15:46
O evento acontece no dia 21 de maio e fará parte do Festival do Café no Triângulo SP

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), que comemora 50 anos de existência, promoverá, em parceria com a Yescom, a primeira edição da ABIC Coffee Run 2023. A corrida e caminhada, cujo objetivo é estimular a prática esportiva, o bem-estar, a sustentabilidade e os benefícios do consumo regular de café para a saúde, será realizada no dia 21 de maio (domingo), às 7h30, no Centro Histórico de São Paulo. 

A ABIC Coffee Run 2023 marca a pré-abertura do Festival do Café no Triângulo SP, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Turismo. A celebração, que está em sua 4ª edição, ocorrerá entre os dias 22 e 26 de maio, e conta com a participação de diversas cafeterias da região central da cidade, palestras e degustações.

ABIC Coffee Run dá início às celebrações do Dia Nacional do Café

A corrida também dá início às comemorações relacionadas ao Dia Nacional do Café, celebrado em 24 de maio. A data foi criada pela ABIC, em 2005, com o objetivo de valorizar o grão, que possui importância fundamental na história e na economia do país, bem como os seus produtores e industriais. Além disso, a Coffee Run faz parte da agenda de comemoração dos 50 anos da Associação, que segue firme em sua missão de promover a indústria nacional e garantir cafés de qualidade para o consumidor.

Palestras e degustação fazem parte da programação

Como parte do evento, a ABIC também promoverá a palestra Como Escolher seu Café: um Guia de Aromas e Sabores dos Cafés Torrados, com a jornalista e consultora da ABIC Giuliana Bastos, e a especialista em análise sensorial de cafés Camila Arcanjo. O bate-papo, aberto ao público, contará com uma degustação de quatro cafés de diferentes categorias, uma oportunidade para o público conhecer todas as possibilidades da bebida tão querida pelos brasileiros.  

ABIC promoverá ação sustentável durante a Coffee Run

Orientada às práticas sustentáveis, a ABIC, em parceria com a  Zaraplast e Yattó, irá promover a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos pós-consumo provenientes da Coffee Run. Para isso, serão distribuídas, ao longo de todo o circuito, estações de descarte de recicláveis devidamente identificadas para a coleta desses materiais. Além disso, outras estações também estarão disponíveis ao lado dos estandes das empresas associadas Melitta, 3 Corações e Cooxupé.

Borras e filtros de café serão enviados para compostagem e produção de adubo. O objetivo é minimizar os impactos da corrida por meio da gestão dos resíduos, além do apoio à Cooperativa de Catadores, deixando, desta forma, um legado positivo.

Todos os resíduos sólidos recicláveis gerados na Coffee Run serão destinados à Cooperativa Crescer, parceira da Associação, assim como as bolsas (bags) das estações de reciclagem. Posteriormente, todos os dados referentes a esta ação serão compilados, reportados e divulgados, com o intuito de promover a conscientização e a educação socioambiental, contemplando as práticas ESG.

A ABIC Coffee Run conta com patrocínio das empresas 3 Corações, Melitta e Café Evolutto.

Serviço

Data: 21/05 (domingo)

Investimento: R$ 50,00

Prova: Corrida e Caminhada de 5 Km

Retirada de kit e identificação: Dia 20/05 (sábado), das 10h30 às 18h30, no shopping West Plaza (bloco C, 1º piso, próximo à academia Bio Ritmo) - Avenida Francisco Matarazzo – Água Branca, São Paulo.

Fonte: ABIC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Clima adverso no BR mantém preços do café em alta na manhã desta 3ª feira (30)
Calor intenso e chuvas abaixo da média no BR sustentam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (29)
Preços do café seguem voláteis nas bolsas internacionais, pressionados pelo clima e oferta
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização