Espírito Santo será o próximo estado a assinar Protocolo de Intenções de Boas Práticas Trabalhistas na Cafeicultura

Publicado em 20/06/2023 10:58
Governo Federal publicou o extrato do acordo firmado em Minas Gerais e segue pronto para implementação em outros estados produtores

O estado do Espírito Santo será o próximo a assinar o protocolo. O evento acontecerá em julho, contando com a presença dos ministros Luiz Marinho (do Trabalho e Emprego – MTE) e Wellington Dias (do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS), de entidades de classe e do Conselho Nacional do Café (CNC), além da possível presença do governador do ES, Renato Casagrande e do Secretário de Estado de Agricultura, Enio Bergoli.

Para Silas Brasileiro, presidente do CNC, o esforço do atual governo corrige uma ausência do Estado no passado na questão temporária trabalhista na cafeicultura. “Os governos anteriores não deram a devida atenção à questão da formalização do trabalho temporário na colheita da safra cafeeira. No entanto, logo nos primeiros dias desta gestão, o Secretário Especial Adjunto de Assuntos Federativos, André Ceciliano, levou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, por consequência, aos ministros Luiz Marinho e Wellington Dias, a urgência dessa pauta. Em seis meses conseguimos assinar esse protocolo que já está mudando a realidade na contratação safrista”, explicou.

Segundo Silas, o Espirito Santo colherá muitos benefícios sendo partícipe do protocolo. “Temos uma colheita muito mais manual no estado por se tratar de um relevo montanhoso. Isso demanda ainda mais mão-de-obra temporária. Por isso, a formalização do contrato temporário vai legalizar a contratação durante a colheita do café eliminando casos de trabalho análogo à escravidão. Queremos explicar que quando o auditor fiscal chega na propriedade em que está sendo realizada a colheita, a sua primeira ação é verificar se a carteira de trabalho está assinada pelo cafeicultor. Posso afirmar que o ato eliminará, no mínimo, 70% das multas aplicadas”, calculou.

Fonte: CNC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)