OIC prevê pequeno excedente global de café em 2023/24

Publicado em 05/12/2023 09:27

 

LONDRES (Reuters) - O mercado global de café deverá passar para um excedente na temporada 2023/24, impulsionado pelo aumento da produção, afirmou a Organização Internacional do Café (OIC), em relatório semestral divulgado nesta terça-feira.

A OIC projetou que haveria um pequeno excedente de 1 milhão de sacas de 60 kg, em comparação com um déficit de 4,9 milhões de sacas na temporada anterior.

A produção de café deverá aumentar 5,8%, para 178 milhões de sacas, com o arábica avançando 8,7%, para 102,2 milhões de sacas, e o robusta crescendo 2,2%, para 75,8 milhões de sacas.

O consumo global de café em 2023/24 deverá crescer 2,2%, para 177 milhões de sacas, com base em parte na suposição de que a economia global continuará a atingir um crescimento superior a 3%.

(Reportagem de Nigel Hunt)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café tenta estabilizar após forte queda da semana, mas oferta brasileira mantém pressão sobre NY
CAFÉ EM PROSA #253 - Embrapa Café e IBGE apresentam informações oficiais sobre a cafeicultura brasileira em plataforma digital
Café: Safra grande do BR, apesar dos problemas de qualidade, já sinalizava pressão nos preços; gestão nas vendas
21ª Fecon é sucesso de negócios e Cocatrel estende as condições para compra nas lojas durante o final da semana
Abaixo de 300 cents/lb: Arábica atinge mínima de três meses em NY com melhora no clima e maior oferta
Preços do café recuam no Vietnã em mercado calmo