Argentina: El Niño deve beneficiar os plantios de verão

Publicado em 25/04/2014 13:01

Depois de um ciclo neutro, os centros meteorológicos internacionais preveem a chegada do El Niño na Argentina e em outros países vizinhos, como o Brasil.

Stella Carballo, especialista do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina, apontou que ainda não se sabe a intensidade do fenômeno, mas prevê a chegada das chuvas para o verão meridional.

A ocorrência das chuvas beneficiará o desenvolvimento e o rendimento dos cultivos de verão. Segundo Carballo, a superfície plantada pode até ser diminuída, mas os rendimentos crescem. A possibilidade de se preparar antecipadamente para este fenômeno ajuda bastante os produtores.

Os produtores também devem ficar atentos ao desenvolvimento de enfermidades fúngicas, como a ferrugem, decorrentes dos períodos de chuva.

O fenômeno também pode trazer consequências graves, como inundações e granizo, assim como os registrados em 1982-1983 e 1997-1998.

O sudeste da América do Sul (Sul do Brasil, Paraguai, Uruguai, Mesopotâmia Argentina e Pampas Argentinos) deve ser a área mais afetada pelo fenômeno. A especialista apontou que as intensidades variam de acordo com as regiões. Em 1997-1998, por exemplo, os excessos foram registrados sobre a Mesopotâmia Argentina.

(Com informações do InfoCampo)

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sem trégua nas chuvas: Barragem rompe no RS; Inmet estende alerta vermelho até amanhã
Extremos: RS em calamidade pública e com previsão de mais chuva, enquanto Centro-Oeste tem onda de calor
Temporais devem avançar sobre Santa Catarina
Chuvas extremas provocam enchente histórica no Vale do Taquari
Com 8 mortes confirmadas e desaparecidos, RS continua com tempo severo e deve receber mais chuva