HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Alertas de tempestade ao longo do fim de semana se concentram entre Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Publicado em 12/12/2025 17:04

Logotipo Notícias Agrícolas

O fim de semana será marcado por instabilidade intensa em amplas áreas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Entre esta sexta-feira (12) e o domingo (14), uma sequência de avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta risco para temporais, com diferentes níveis de severidade, incluindo ventos fortes, chuva volumosa e possibilidade de granizo.

O primeiro alerta, entre as 10h desta sexta-feira (12) e a manhã de sábado (13), com grau de perigo potencial, abrange áreas do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul. As condições previstas incluem chuva de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia e rajadas entre 40 e 60 km/h, além de chance de queda de granizo.

O risco associado, segundo o Inmet, inclui cortes pontuais de energia, danos em plantações, queda de galhos e eventuais alagamentos. Entre as áreas atingidas estão o Norte Pioneiro Paranaense, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Campinas, Leste de Mato Grosso do Sul, Sul/Sudoeste de Minas, Metropolitana de São Paulo, Ribeirão Preto, Noroeste Rio-grandense, Marília, Assis, Araraquara, Sul Goiano e diversas outras sub-regiões.

Alerta2_12122025

Outro alerta reforçou a gravidade das tempestades esperadas até a manhã de sábado. Esse segundo aviso aponta chuva entre 30 e 60 mm/h, ou 50 a 100 mm/dia, com ventos que podem alcançar 100 km/h. O risco de queda de árvores, cortes de energia e alagamentos é considerado significativo.

Estão incluídas áreas como Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru, Noroeste Paranaense, Centro e Norte do Paraná, Oeste Catarinense, Itapetininga, Leste de Mato Grosso do Sul e Sudoeste do estado sul-mato-grossense.

Alerta1_12122025

A partir da tarde desta sexta-feira, um terceiro aviso de perigo potencial ampliou as áreas sob atenção no Sudeste. O alerta menciona volume de chuva semelhante ao primeiro e rajadas até 60 km/h, com risco baixo a moderado de danos. Abrange Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Jequitinhonha, regiões de Belo Horizonte, Norte e Noroeste de Minas, além do Espírito Santo (incluindo áreas metropolitanas, litoral e interior). Também entram no aviso o Sul da Bahia, o Vale do Paraíba Paulista, o Centro e o Norte Fluminense, além do Sul Goiano.

Alerta3_12122025

No sábado (13), às 10h, novos avisos renovaram e ampliaram a faixa de instabilidade até domingo (14). O primeiro, novamente de perigo potencial, mantém o padrão de chuva moderada a forte, ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de granizo. A área afetada é extensa, incluindo regiões do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. Entre os destaques estão a Grande São Paulo, o Vale do Itajaí, Metropolitana de Curitiba, Pantanais Sul-mato-grossenses, Noroeste Fluminense, Norte Catarinense e Centro Fluminense.

Alerta4_12122025

Em paralelo, outro alerta — com grau de perigo — cobre parte das mesmas regiões, mas com maior severidade: chuva entre 30 e 60 mm/h e ventos que podem atingir 100 km/h. O aviso atinge áreas como a Metropolitana de Belo Horizonte, Macro Metropolitana Paulista, Metropolitana do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba, Oeste Paranaense, Triângulo Mineiro, Campinas, Itapetininga, Sul Fluminense, Centro-Sul Paranaense e Sudoeste de Mato Grosso do Sul.

Alerta5_12122025

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário