Chuva atinge culturas de milho, trigo e pastagens no Paraná

Publicado em 10/06/2014 09:12

A chuva forte que atingiu os Estados de Paraná e Santa Catarina neste fim de semana causou mortes, deixou milhares de pessoas desabrigadas e afetou também a agricultura. Os prejuízos ainda estão sendo calculados, mas já são comprovadas perdas nas culturas de milho, trigo e pastagens nas principais regiões produtoras. 

O grande problema, na maioria das regiões, é o acesso às cidades e comunidades que ficaram isoladas. Na região central do Estado, onde fica a o município de Guarapuava (PR), choveu entre a sexta e o domingo pelo menos 30% do que deveria chover no ano todo. A média no mês de junho é de 150 milímetros de chuva na região. Só no fim de semana ,choveu 400 milímetros.

Nesta região, as maiores perdas devem ser de imediato para a cultura do feijão, que ficou muito danificada com a chuva. O plantio do trigo não começou ainda, mas também vai ter problema por causa do excesso de umidade. As culturas de cobertura de solo, como a aveia, também foram prejudicadas, segundo o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Werneck Botelho.  

Leia a notícia na íntegra no site do Rural BR.

Fonte: Rural BR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Semana de Natal começa com alerta para tempestades e acumulados de até 200mm no RS
Verão começa com o calor ganhando força no país
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (22) para todo o Brasil
Temperaturas mais altas e chuvas irregulares vão marcar o verão, segundo a Climatempo
Apesar de chuvas espalhadas pelo país, áreas do Nordeste têm alerta para baixa umidade
Nottus avalia verão com mais chuva e calor menos persistente no país