Temporais: 16 cidades da Bahia decretam situação de emergência

Publicado em 19/12/2014 17:40

A chuva forte que caiu na última semana na Bahia provocou estragos em cidades do sul do Estado. O Governo Estadual decretou situação de emergência em 16 cidades, onde os temporais trouxeram alagamentos, inundações, deslizamentos de terra e rompimento de barreiras. Para se ter ideia, no município de Ituberá choveu 474mm até agora, o valor é 316% acima da média para todo o mês de dezembro. 

As cidades que estão em situação de emergência são: Presidente Tancredo Neves, Laje, Igrapiúna, Ituberá, Ipiaú, Nilo Peçanha, Ubatã, Cairu, Camamu, Valença, Teolândia, Taperoá, Aurelino Leal, Maraú, Ibirapitanga e Barra do Rocha.

Em Valença, um dos principais pontos turísticos do sul da Bahia, é normal chover cerca de 100mm em dezembro, mas o mês nem terminou e o acumulado já é de 446mm. A Rodovia BA-001 está interditada na altura de Ituberá, porque um ponte caiu. Em Igrapiúna, cerca de 1.80 pessoas estão desalojadas. 

Previsão

Depois de uma primeira quinzena extremamente chuvosa, os últimos dias de dezembro serão de tempo seco na Bahia. Entre hoje e o sábado, as chuvas ficam mais concentradas no oeste do Estado e a partir do domingo os temporais perdem intensidade. O fim de 2014 será de sol nas praias baianas. 

Fonte: Jornal do Tempo - Somar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul