HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Centro-Norte do Brasil tem alertas para chuvas intensas até 6ª feira (19)

Publicado em 17/12/2025 17:17 e atualizado em 17/12/2025 17:56

Logotipo Notícias Agrícolas

Grande parte do país permanece sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para episódios de chuva forte e ventania. Dois avisos emitidos no fim da manhã desta quarta-feira (17) — um de perigo potencial e outro de perigo — seguem válidos até 10h de quinta-feira (18). Um terceiro boletim, também classificado como perigo potencial, está programado para começar a valer à 0h de quinta (18) e permanecer até 7h de sexta (19), mantendo o cenário de instabilidade sobre dezenas de áreas no Centro-Oeste, Sudeste, Norte e partes do Nordeste.

O primeiro alerta do dia, considerado de perigo potencial, passou a valer às 9h48. O Inmet indicou chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, com ventos entre 40 e 60 km/h, configurando risco baixo para interrupções pontuais de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

A lista de áreas afetadas se estendeu por uma faixa ampla do território, incluindo Centro e Norte de Goiás, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Leste Goiano, regiões do Sul e Sudoeste de Minas, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Campo das Vertentes, Oeste Maranhense, Baixo Amazonas, Sudeste Paraense, Metropolitana de Belo Horizonte, Distrito Federal, Centro-Sul de Mato Grosso, Norte e Nordeste de Mato Grosso, Centro-Norte de Mato Grosso do Sul, além de porções do Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e Roraima.

Alerta1_17122025

Antes disso, às 9h30, começou a valer um alerta mais severo, agora de perigo, com previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h, ou acumulado diário de 50 a 100 mm, acompanhadas de ventos de 60 a 100 km/h. Nesse patamar, o risco de queda de árvores, alagamentos, cortes de energia e descargas elétricas aumenta de forma significativa. As áreas abrangidas incluem partes do Sudeste e Centro-Sul de Mato Grosso, Norte e Centro de Goiás, Norte de Minas, Noroeste e Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Baixadas do Rio, além de trechos do Pará, Acre, Amazonas e Rondônia.

Alerta2_17122025

A instabilidade deve persistir na virada da noite. O novo aviso programado pelo Inmet — com início de validade à 0h de quinta (18) e encerramento previsto para 7h de sexta (19) — mantém o nível de perigo potencial, com expectativa de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h.

O comunicado volta a abranger praticamente as mesmas áreas do Sudeste e Centro-Oeste — como Triângulo Mineiro, Sul e Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, Jequitinhonha, áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás — e porções do Norte (Amazonas, Pará, Acre e Rondônia), além de áreas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

Alerta3_17122025

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário