Sexta-feira de tempo aberto em grande parte do Brasil, mas no final de semana tempo muda

Publicado em 22/05/2015 07:06

Nas imagens de satélite de hoje podemos observar que não há muitas áreas de instabilidade sobre o Brasil, apenas no norte do Mato Grosso e em grande parte da faixa norte da região Norte é que nuvens mais carregadas provocam chuvas pontuais.

Como tempo aberto em grande parte das regiões os trabalhos de campo poderão transcorrer sem maiores problemas. Mesmo para o desenvolvimento das lavouras as condições se manterão favoráveis, uma vez que há bons níveis de água no solo das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, com exceção apenas para o Rio Grande do Sul, onde a ausência de chuvas regulares mantem os solos com níveis baixos de umidade, atrapalhando o plantio do trigo.

Mas já a partir de manhã o tempo muda no Rio Grande do Sul, uma vez que uma frente fria chegará ao Estado gaúcho e chuvas generalizadas e em bons volumes estão sendo previstas. Chove também em Santa Catarina e sul do Paraná. Esse tempo chuvoso deverá se manter inalterado até o começo da semana que vem no Sul do Brasil. E para aqueles que ainda querem chuvas no Sudeste e Centro-oeste podem esquecer, esse sistema não deverá avançar sobre essas regiões, dessa vez. Assim, o tempo se manterá firme e sem previsões para chuvas. Chuvas agora só deverão ocorrer na primeira semana de junho. Mas é bom que pare um pouco as chuvas em toda a faixa central do Brasil, pois assim, possibilitará que os trabalhos de campo, principalmente a colheita, possam transcorrer sem nenhuma interrupção. Além disso, muitos produtores de algodão já estavam reclamando de perdas pontuais, devido ao excesso de umidade sobre as plantas e consequentemente apodrecimento dos botões florais.

Com relação as temperaturas, essas ainda se manterão seguindo o mesmo padrão dessa semana, ou seja, mínimas ainda mais amenas e máximas dentro da média para essa época do ano. Assim, não há nenhuma previsão de frio extremo para esses próximos 10 dias.

Fonte: Somar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul