Sistema Cantareira volta a ficar acima dos 20%

Publicado em 04/06/2015 11:12

A chuva não cai com tanta frequência neste início de junho sobre o Estado de São Paulo, mesmo assim o principal reservatório que abastece a cidade de São Paulo registrou elevação no nível disponível para consumo, tanto que voltamos a ficar acima dos 20%.

Segundo informações da Sabesp, o reservatório da Cantareira está com 20,1%, utilizando a cota da reserva técnica. Apesar de não chover tanta frequência sobre os reservatórios, as áreas dos rios afluentes que desaguam sobre a região de captação tiveram chuva e esta água leva um tempo para estar disponível para o consumo. Além disso os efeitos de economia da população também auxiliam na elevação dos níveis.

Se levarmos em consideração a utilização da reserva técnica ainda estamos no “vermelho” com o Sistema Cantareira, ou seja, devendo água. O nível está em -9,2%.

A situação não é animadora com relação aos volumes de chuva previstos para os próximos dias. A tendência é de uma massa de ar mais seca sobre as áreas de captação do Sistema Cantareira, ou seja, o sol vai brilhar forte e o calor predominar e as pancadas de chuva não serão frequentes como pode ser visto no modelo de previsão.

Fonte: Climatempo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Enchentes afetam oferta de combustíveis no RS; acesso à refinaria Refap é limitado
Rio Grande do Sul: Governo destina R$ 200 milhões emergenciais em resposta à catástrofe climática
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Governo cria força-tarefa para combater informações falsas relacionadas às enchentes 
EUA: Plantio deve retomar ritmo mais acelerado na próxima semana, com chuvas menos intensas