Corredor de umidade traz chuvas intensas para sete estados e acumulados chegam a 70mm em 24h
![]()
O inverno amazônico, condição que favorece a permanência das chuvas na região Norte do país, influencia a formação de um corredor de umidade que abrange os estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins e Goiás. Em algumas regiões paraenses e maranhenses, o acumulado deve chegar a 70 milímetros (mm) já nas próximas 24 horas. Por outro lado, na maior parte do Nordeste não há previsão de chuva imediata, cenário que se repete em quase todo o Sul do país.
![]()
No acumulado para os próximos sete dias, a região Norte, com exceção de Roraima, terá precipitações expressivas, que podem chegar a 200mm. No entanto, boa parte do Nordeste, Sudeste e Sul receberá poucos volumes, não devendo passar de 40mm na maioria dessas localidades. A grande exceção fica para o Rio Grande do Sul. Ao longo da próxima semana, o estado deve receber acumulados significativos, que podem atingir a marca de 200mm no extremo sul gaúcho.
![]()
Aviso de: Chuvas Intensas
Grau de severidade: Perigo
Início: 19/12/2025 09h00min
Fim: 20/12/2025 09h00min
Riscos Potenciais:
INMET publica aviso iniciando em: 19/12/2025 09:00. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas..
Áreas Afetadas:
Centro Goiano, Leste Goiano, Sudeste Paraense, Ocidental do Tocantins, Oeste Maranhense, Sul Goiano, Nordeste Mato-grossense, Oriental do Tocantins, Norte Mato-grossense, Sudoeste Paraense, Leste Maranhense, Norte Goiano, Sul Maranhense, Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Noroeste Goiano, Centro Maranhense, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Norte Maranhense, Nordeste Paraense, Norte Amazonense, Baixo Amazonas, Sudeste Mato-grossense, Sudoeste Piauiense, Leste Rondoniense, São José do Rio Preto, Marajó, Centro-Sul Mato-grossense
![]()
Região Sudeste: Minas Gerais e Rio de Janeiro
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências de enxurradas urbanas, extravasamento de córregos, alagamento em áreas rebaixadas e com drenagem deficiente, nas Regiões Geográficas Intermediárias de Juiz de Fora e Belo Horizonte, em Minas Gerais (MG), e Petrópolis no estado de Rio de Janeiro (RJ) (em amarelo, na Figura abaixo); devido à previsão de formação de tempestades com potencial para pancadas de chuva de forte intensidade localmente. O CEMADEN mantém monitoramento contínuo e poderá, caso haja alteração do cenário de risco, emitir alertas para as regiões contempladas com risco baixo na previsão.
![]()
0 comentário
Nottus avalia verão com mais chuva e calor menos persistente no país
Corredor de umidade traz chuvas intensas para sete estados e acumulados chegam a 70mm em 24h
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (19) para todo o Brasil
Áreas das regiões Centro-Oeste e Norte seguem com alerta de perigo para chuvas intensas
Corredor de chuvas traz riscos de temporais no centro-norte do país
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (18) para todo o Brasil