Clima: Semana começa com chuvas fortes no Centro-Norte do país e previsão de baixas precipitações e calor na região Sul

Publicado em 11/12/2017 10:10 e atualizado em 11/12/2017 10:42

A semana começa com previsão de chuvas fortes no Centro-Norte do Brasil, inclusive com alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), de precipitações intensas e altos acumulados nesta segunda-feira (11) e na terça-feira (12) em diversas áreas do Amazonas, Acre, Bahia, Minas Gerais e Pará. Enquanto isso, na região Sul, o tempo volta a ficar mais seco, sem chuvas volumosas e altas temperaturas.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (12/12 a 14/12) para todo o Brasil:


Fonte: Inmet

As chuvas na região Central, Sudeste, Norte e Nordeste do país ocorrem devido a zona de convergência de umidade, vinda da Amazônia, segundo a Climatempo, e deve atuar durante toda a semana levando instabilidades para essas regiões. Com isso, instabilidades têm dificuldade para se formar no Sul, além de um sistema de Alta Pressão (ar seco predominante) atuar sobre a costa da região.

Segundo mapa da Climatempo, com previsão de chuva acumulada entre 10/12 e 14/12, as precipitações ao longo da semana devem ficar concentradas apenas na faixa lesta, com ventos que sopram do mar. O maior acumulado de chuva chega a 50 mm no período na região Serrana entre o RS e SC, por causa do efeito da topografia. Nesse início de semana, a temperatura cai um pouco na região e volta a subir na quarta-feira (13).


Fonte: Climatempo

Os produtores devem ficar atentos às previsões específicas de suas regiões. A safra 2017/18 de grãos segue sendo plantada ainda em algumas regiões e essas condições no Sul nos próximos dias demandam atenção. A semeadura da soja no RS estava em 81% até a primeira semana de dezembro e 98% de milho, segundo estimativa da Emater/RS. No PR, os trabalhos estão praticamente finalizados,

O Inmet alerta para precipitações intensas e altos acumulados nesta segunda-feira (11) e na terça-feira (12) em áreas do Amazonas, Acre, Bahia, Minas Gerais e Pará. As precipitações podem chegar a até 50 mm/dia e serão acompanhadas, em alguns casos, por ventos fortes. Há risco baixo de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Veja o mapa das áreas com chuvas intensas nesta 2ª e 3ª feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Vale Do Acre, Vale Do Jurua, Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Norte Amazonense, Sudeste Paraense, Sudoeste Paraense

Veja o mapa das áreas com acumulado de chuva nesta 2ª e 3ª feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Vale Do Mucuri, Central Mineira, Vale Do Rio Doce, Jequitinhonha, Metropolitana De Belo Horizonte, Norte Mineiro, Noroeste Mineiro

Veja o mapa das áreas com acumulado de chuva nesta 2ª e 3ª feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Chapada Diamantina, Sul Baiano, Oeste Baiano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano

Prejuízos com fortes chuvas em MG

A previsão segue de chuvas no estado de Minas Gerais. Nos últimos dias, precipitações fortes atingiram diversas cidades da região da Zona da Mata, inclusive, com grande enchente na cidade de Rio Casca (MG). De acordo com informações do site G1 regional, quatro pessoas estão desaparecidas e moradoras da cidade ainda contabilizam os prejuízos após cinco dias. Um produtor de suínos do município, por exemplo, perdeu cerca de 350 matrizes.

  

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 55 o número de vítimas em temporais do Rio Grande do Sul
Chuvas no RS: por que chove tanto no estado? Entenda as causas
Jovem Pan: Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas
Guaíba ultrapassa a marca de 5 metros
Região portuária no RS terá plano de ação para enfretamento das chuvas