Tempo: Risco de geadas continua com frio no Centro-Sul do Brasil, mas temperaturas começam a subir

Publicado em 22/05/2018 11:11

O frio tomou conta do Centro-Sul do Brasil nos últimos dias e a condição deve durar pelo menos até o início da próxima semana, segundo mostra o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Ainda assim, as temperaturas começam a subir. A atuação de uma área de alta pressão favorece as baixas temperaturas sobre a maior parte do país e o risco de geadas continua, principalmente sobre a região Sul.

Nesta segunda-feira (21), várias cidades do Sul e Sudeste registraram temperaturas abaixo de 0°C, segundo dados do Inmet. São elas: General Carneiro (PR): -2,0°C, Monte Verde (MG): -1,6°C, São Mateus do Sul (PR): -0,7°C, Campos do Jordão (SP): -0,4°C, Caçador (SC): -0,4°C, Maria da Fé (MG): -0,3°C, Major Vieira (SC): 0,2°C, Caldas (MG): 0,5°C e Inácio Martins (PR): 0,6°C.

Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 174 horas (22/05 a 29/05) para todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Segundo a Climatempo essa massa de dar polar já pode ser considerada a mais intensa do ano de 2018 e o resfriamento ontem chegou a ser muito mais acentuado do que no domingo (20), quando várias localidades também tinham previsão de geadas. "Para esta terça-feira (22), há possibilidade de geada na Mantiqueira novamente e regiões com altitude em torno de 1000 metros, ou mais", noticiou.

O frio continua sobre o Centro-Sul nos próximos dias, segundo mostra o modelo do Inmet e também a Climatempo. "A tendência nos próximos dias é de que a temperatura vá subindo devagar, mas as noites e o começo da manhã ainda serão frios. A temperatura não fica tão baixa como nesta segunda-feira, mas muitas áreas do Sudeste vão registrar marcas em torno dos 10°C até o fim da semana", explicou a empresa meteorológica.

Veja o mapa de risco de geada nesta 3ª feira em todo o Brasil:


Fonte: Climatempo

Na madrugada de domingo para segunda, fotos postadas em redes sociais e enviadas por produtores ao Notícias Agrícolas mostram que as geadas, nos locais em que ocorreu, causaram perdas pontuais no café, laranja e milho. As perdas, no entanto, ainda estão sendo contabilizadas. Dúvidas com a safra continuam uma vez que o frio deve continuar nesses primeiros dias da semana.

Os mapas do tempo também já apontam outra preocupação. Não há previsão de chuva volumosa na maior parte do Centro-Sul do país, inclusive com baixa umidade em diversas localidades. Lavouras de milho safrinha tiveram baixos volumes nas últimas semanas e o potencial produtivo da safra está comprometido, o café também já sentia os reflexos do tempo seco em regiões produtoras.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 7 dias para todo o Brasil:


Fonte: Inmet


Frente fria chegando em Itaiópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek


Ventos destroem lavouras de milho em São João do Ivaí (PR)​


Café Catuaí amarelo 144 no Sítio Caratinga em São João do Manhuaçu (MG). Envio de Jader junior​


Lavoura de Milho afetada pelo vento em Guaíra (PR). Envio de Iago Groff​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul