Tempo: Sul do Brasil registra temperatura abaixo de zero na 4ª feira e geadas localizadas; chuvas retornam após frio

Publicado em 02/08/2018 11:06


Mapa das áreas com previsão de geadas nesta quinta-feira em todo o Brasil - Fonte: Inmet

O frio continua sendo registrado sobre a maior parte da região Sul do Brasil com a atuação de uma forte massa de ar frio de origem polar. As temperaturas chegaram a ficar a abaixo de zero nesta quarta-feira (1º) na cidade de General Carneiro (PR) e o município de São Joaquim (SC) registrou geada.

Segundo a Climatempo, nesta quinta-feira (02), as baixas temperaturas devem continuar próximas de zero na região Sul. "O frio desta quinta-feira ainda será forte o suficiente para a formação de geada ao amanhecer no sul do Rio de Grande do Sul e nas regiões da serra gaúcha e catarinense".

De acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), General Carneiro (PR) registrou ontem mínima de -0,1°C. Outras cidades anotaram temperatura próxima de zero. Santana do Livramento (RS) teve 0,3°C, Quarai (RS) anotou 0,7°C, Caçador (SC) registrou 0,7°C e Bagé (RS) 0,8°C.

Veja o mapa com as temperaturas mínimas para até 72 horas (03/08 a 05/08) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

O risco de geadas sobre áreas do Sul do Brasil segue pelo menos até o domingo (05), segundo o Inmet. Apesar da condição, o risco de danos em plantações de inverno da região é considerado pequeno. A cidade de São Joaquim (SC) foi uma das que recebeu geada na quarta-feira, de acordo com registro de Mycchel Legnaghi.

  

A região Sul do país tem sido uma das únicas beneficiadas nas últimas semanas com chuvas, já que neste inverno as precipitações se concentraram sobre as extremidades do país, enquanto a secura tomou conta do Brasil central. Mais precipitações são previstas para os próximos dias.

"Durante a sexta-feira, 3 de agosto, áreas de instabilidade crescem sobre o Sul do Brasil e nuvens carregadas se espalham sobre especialmente sobre o Paraná e Santa Catarina... Para o Rio Grande do Sul, só há expectativa de chuva no litoral do estado durante o domingo, 4 de agosto", noticiou a Climatempo.

Segundo a empresa, essas chuvas previstas para o Paraná, em especial sobre as regiões Norte e Noroeste do estado e também no Sul de São Paulo, não conseguirão reverter perdas em decorrência da forte estiagem associada as temperaturas acima da média. No entanto, permitirão que não ocorram novas perdas em lavouras de inverno.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (03/08 a 05/08) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Mapas do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram que as chuvas devem diminuir nos próximas sete dias sobre a região Sul e se concentrarem mais sobre áreas centrais do país. Meteorologistas alertam, no entanto, que previsões de longo prazo ainda precisam de confirmação.


Final da colheita de milho safrinha em Sinop (MT). Envio de Evandro Pellenz


Lavoura de trigo na fazenda Dois Irmãos em Pato Branco (PR). Envio de Renato Luiz Zancanaro


Lavoura de soja em Roraima. Envio do produtor rural Geison Nicaretta​


Encerramento da colheita do café em São Pedro da União (MG). Envio de Fernando Barbosa​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inmet mantém previsão de calor intenso e parte do Brasil e tem alerta vermelho para chuvas no Sul
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (30) para todo o Brasil
Bloqueio atmosférico se intensifica e vai prolongar onda de calor até 10 de maio, deixando clima seco e quente em grande parte do país
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (29) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil