Tempo: Chegada de grande frente fria causa tempestades nesta 4ª e 5ª em áreas do PR, SC, RS, MS e SP

Publicado em 08/08/2018 10:30


Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (08) - Fonte: Inmet

Uma frente fria continental, de grandes proporções, se aproxima da região Sul do Brasil nesta quarta-feira (08), segundo meteorologistas, e favorece instabilidades por vários estados da região e também áreas de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. O frio deve retornar nessas áreas nos próximos dias.

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, já havia adiantado no início da semana a previsão de chegada dessa frente fria ao Sul do Brasil e as chuvas em decorrência dela. Na retaguarda, uma massa de ar frio também chega à região e deve avançar para áreas do Sudeste nos próximos dias.

Até o dia 14, precipitações devem ficar concentradas na região Sudeste, mas os volumes diminuem bastante. Na segunda quinzena do mês, o período mais seco volta a se fazer presente. Ainda segundo a meteorologista, há a tendência de uma condição mais úmida na região central do Brasil, com chuvas isoladas nesta quarta e quinta-feira.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (09/08 a 11/08) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para a ocorrência de tempestades em áreas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul durante toda esta quarta-feira. A chuva fica entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia e chega acompanhada de ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo.

Ainda no Rio Grande do Sul, ventos costeiros são previstos na parte da tarde em praticamente todo o litoral do estado.

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 4ª feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campanha, Oeste Catarinense, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense

Já no Mato Grosso do Sul e São Paulo, as tempestades persistem até as primeiras horas de amanhã (09) com chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia. Elas também chegam acompanhadas de ventos intensos (40-60 Km/h) e queda de granizo. É baixo o risco de danos nas cidades e no campo com a condição.

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 4ª feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense

No Mato Grosso do Sul, a cidade de Antônio João (MS) registrou uma chuva de granizo nas primeiras horas desta quarta. Para o G1 regional, a Defesa Civil da cidade informou que não recebeu informações de estragos significativos. Ontem, segundo imagens enviadas pelo internauta Alex Zamonaro, uma chuva de granizo também atingiu o município de Rio Verde (GO) com danos pontuais em lavouras de milho e trigo (Veja imagens abaixo)

    

Durante o dia de ontem, algumas cidades do Sul do país acumularam chuvas, ainda que em baixos volumes, mas já em decorrência das instabilidades provocadas com a proximidade dessa frente fria. Londrina (PR) registrou 0,5 mm, Joaquim Távora (PR) anotou 0,4 mm, Ibiruba (RS) teve 0,2 mm, Itajaí (SC) acumulou 0,2 mm e General Carneiro (PR) teve 0,2 mm.

Ainda nesta quarta-feira, segundo o Inmet, a baixa umidade deve predominar sobre áreas de Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins.


Milho safrinha em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro


Temporal em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro​


Colheita de milho propriedade da família Szumouski em em Tupãssi (PR).


Ordenha na Fazenda B&B em Marau (RS). Envio de Ivan Bisolo

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 55 o número de vítimas em temporais do Rio Grande do Sul
Chuvas no RS: por que chove tanto no estado? Entenda as causas
Jovem Pan: Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas
Guaíba ultrapassa a marca de 5 metros
Região portuária no RS terá plano de ação para enfretamento das chuvas