Tempo: Mais chuvas são previstas para BR central com alerta de tempestades nesta 4ª em GO e DF

Publicado em 07/11/2018 09:23


Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (07) - Fonte: Inmet

As instabilidades seguem atuantes sobre a região central do Brasil neste início de semana. Nesta quarta-feira (07), por exemplo, o dia ainda será de chuvas em diversas áreas da região e alerta de tempestades em Goiás e Distrito Federal, segundo previsão da Climatempo.

De acordo com a empresa meteorológica, vários fatores contribuem para a formação de nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste. A circulação dos ventos em níveis da atmosfera, área de baixa pressão entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e frente fria que passa pelo Sudeste.

"O alerta é para temporais e chuva muito volumosa sobre todo o Estado de Goiás e o Distrito Federal. Nessas áreas, o predomínio será de céu nublado e chove a qualquer hora do dia", informa a Climatempo alertando que a condição pode causar transtornos à população.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (08/11 a 10/11) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Já em áreas dos estados de Mato Grosso e Norte de Mato Grosso do Sul, o dia também será de muitas nebulosidades, mas o sol aparece em alguns momentos do dia. "Chove várias vezes no decorrer do dia e há possibilidade de chuva forte", destaca a empresa.

De acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os cinco maiores acumulados de chuva na terça-feira (06) foram registrados em Pedra Azul (MG): 78,0 mm, João Pinheiro (MG): 77,0, Alfredo Chaves (ES): 67,8 mm, Unaí (MG): 64,8 mm e Uruçuí (PI): 59,0 mm.

As condições climáticas no Mato Grosso eram favoráveis aos trabalhos de plantio da soja no estado. Nos últimos dias, segundo dados do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia agropecuária), os trabalhos atingiam 50% da área plantada. Já no Paraná, há relatos de interrupções com as chuvas.

Veja o mapa com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

"Para toda a região centro-norte do Brasil as chuvas que estarão ocorrendo ao longo da semana permitirão tanto a elevação dos níveis de umidade do solo quanto à manutenção o que favorece a continuidade, desenvolvimento e finalização do plantio da soja", destacou a Climatempo.

Os próximos dias ainda serão de muita chuva sobre áreas do Centro-Oeste do Brasil. "O alerta vai permanecer para temporais em praticamente toda a Região Centro-Oeste do Brasil pelo menos até sábado (10)", destacou a empresa. Os maiores volumes caem sobre Goiás e Distrito Federal.

Ainda nesta quarta-feira, segundo o Inmet, também há alerta de acumulado de chuva em áreas do litoral do estado de São Paulo.


Lavoura de soja propriedade de Antônio Faiolla e família em Astorga (PR).


Soja na Estância Teixeira em San Alberto- Paraguay. Envio Elson Eduardo Teixeira


Abertura de área, plantio se aproximando no Estado do Pará. Envio Equipe de Agrônomos da AgroMais​


Inicio de plantio Sitio Simprão em Palmeira (PR). Envio Família Ornieski​


União campo de soja e cidade de Londrina (PR). Envio de Zé Alfredo de Ibiporã

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul