Regiões produtoras de soja do PR estão sem chuvas desde o final de novembro; novas precipitações apenas na próxima semana

Publicado em 07/12/2018 14:36

Cidades produtoras de soja do Norte do Paraná estão sem chuvas há vários dias. Em Castro (PR), por exemplo, a última precipitação acumulada volumosa foi registrada no dia 30 de novembro, de acordo com dados levantados pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Ainda na faixa Norte do estado, a estação do Inmet no município de Ventania (PR), registrou acumulado acima de 20 milímetros pela última vez em 18 de novembro. Outras cidades produtoras do estado apresentam condição parecida e já preocupa os produtores.

De acordo com dados do Deral (Departamento de Economia Rural) do Paraná, o estado iniciou o mês de dezembro com o plantio da safra 2018/19 de soja praticamente zerado. Na última terça-feira (04), 99% da área prevista estava com semeadura concluída.

Leia mais:
» Paraná chega ao fim de plantio de soja com lavouras em melhor condição, diz Deral

    

Veja o mapa de precipitação acumulada dos últimos 10 dias em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, instabilidades devem voltar ao estado do Paraná apenas no final da próxima semana, entre os dias 13 e 14 de dezembro. Essa previsão do instituto brasileiro, no entanto, ainda é uma tendência e pode sofre modificações nos próximos dias.

Na região de Assis Chateaubriand (PR), segundo o presidente do Sindicato Rural do município, Valdemar Melato, as lavouras apresentam boas condições e a perspectiva é positiva para a produtividade neste ciclo, mas produtores acompanham a ferrugem asiática.

"Temos focos da doença na região, mas é uma situação controlada. Embora esse cenário já tenha impactado os custos de produção nesta temporada, que já estavam mais altos", disse Melato. A média dos últimos anos na região tem girado em torno de 55 a 60 sacas do grão por hectare.

Veja mais:
» Com clima favorável, perspectiva é de boa produtividade para a soja em Assis Chateaubriand (PR)

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (08/12 a 14/12) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Na quinta-feira (06), dados do Inmet de precipitação acumulada mostraram que a região Sul teve baixos volumes. Os três maiores acumulados no período ficaram entre 2,0 mm e 0,2 mm. São eles: São Joaquim (SC): 2,0 mm, Laguna - Farol de Santa Marta (SC): 0,4 mm e Dom Pedrito (RS): 0,2 mm.

Segundo modelos estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), quase toda a faixa Centro-Norte terá altos volumes entre 07 e 15 de dezembro. De 15 a 23 desse mês, os acumulados seguem nessa faixa, mas retornam com mais força para áreas mais centrais do país.

Enquanto isso, a região Sul segue com tendência de um tempo mais seco na maior parte deste mês de dezembro. Nos últimos dias, inclusive, geadas não características para essa época do ano foram registradas em estados da região. Produtores devem ficar atentos com a condição para realizar ações necessárias de manejo nas pausas das chuvas.

Leia mais:
» Tempo: Chuva de granizo e ventos causam estragos na região do Alto Paranaíba em MG; veja fotos

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 07 de dezembro até 23 de dezembro:


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA


Soja na região de Lagoa Vermelha (RS). Envio do Eng Agrônomo Carlos R. DELLAVALLE Filho


Soja em Prudentópolis (PR). Envio da equipe técnica cooperativa Santa Fé


Lavoura de café em Socorro (SP). Envio de Thomas Tafner


Plantação de abobrinha/tomate em Pouso Alegre (MG). Envio de Thomas Tafner


Plantação de batata em Socorro (SP). Envio de Thomas Tafner​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (29) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil