Alertas de chuvas intensas abrangem praticamente todo o Brasil nesta 6ª feira (20)
![]()
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma série de alertas válidos entre 0h01 e o fim da noite de sexta-feira (20), abrangendo áreas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
O aviso mais abrangente é de perigo potencial para chuvas intensas, com previsão de volumes entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm ao longo do dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h. Nesses locais, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A lista de áreas afetadas é extensa e inclui regiões como o Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Norte de Minas, Distrito Federal, Metropolitana de Salvador, Metropolitana de São Paulo, Metropolitana do Rio de Janeiro, Baixo Amazonas, Marajó, Vale do Acre, Sertão Pernambucano, Agreste Alagoano e Leste Sergipano, entre outras.
Também está em vigor alerta de perigo para chuvas intensas, indicando precipitações entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, acompanhadas de ventos que podem variar de 60 a 100 km/h. Nesse caso, o risco é maior, com possibilidade de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso contempla áreas como Centro Goiano, Oeste de Minas, Metropolitana de Belo Horizonte, Metropolitana do Rio de Janeiro, Norte de Minas, Distrito Federal, além de regiões do Amazonas, Maranhão, Piauí, Bahia e Mato Grosso.
Além das chuvas intensas, o Inmet emitiu alerta de perigo para tempestades em parte da Região Sul e em áreas do Mato Grosso do Sul e do interior de São Paulo. O comunicado prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo, com risco de danos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Entre as áreas citadas estão regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de cidades como Presidente Prudente, Bauru e Itapetininga.
Há ainda aviso de perigo potencial para tempestades, com previsão de chuva de até 50 mm por dia, ventos entre 40 e 60 km/h e eventual queda de granizo. O risco de transtornos é menor, mas ainda há possibilidade de danos pontuais, especialmente no Sul do país, em partes do Mato Grosso do Sul e no interior paulista, incluindo a Região Metropolitana de São Paulo.
0 comentário
Chuva volumosa eleva o risco na Serra do RJ e Zona da Mata 20/02/2026
Alertas de chuvas intensas abrangem praticamente todo o Brasil nesta 6ª feira (20)
Boletins da Secretaria de Agricultura para o início de 2026 apontam chuvas até abril e orientam manejo do solo com cuidados redobrados
Corredor de umidade volta a se formar entre Centro-Oeste e sudeste
Temporais e acumulados elevados marcam a quinta no Sul e Sudeste 19/02/2026
Regiões Sul e Sudeste têm alertas de perigo para acumulado de chuva e tempestade