Tempo: RS tem alerta de temporais nesta 4ª, mas chuvas volumosas voltam ao PR na próxima semana

Publicado em 19/12/2018 10:42


Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (19) - Fonte: Inmet

Instabilidades seguem em áreas da região Sul do Brasil, segundo mostram imagens de satélite. Nesta quarta-feira (19), são previstos mais temporais sobre áreas do Rio Grande do Sul, de acordo com a Climatempo. Mas, no Paraná, estado que enfrenta condições adversas, as chuvas retornam na próxima semana.

"Uma frente fria chegou ao litoral do Rio Grande do Sul, mas tem a tendência de se afastar para o mar. Ainda assim, influencia o tempo no estado gaúcho nesta quarta", noticiou a Climatempo. Um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e Argentina e o calor e a alta umidade contribuem para as nuvens.

De acordo com a empresa meteorológica, a situação é de alerta para temporais a qualquer momento do dia no Rio Grande do Sul, inclusive na Grande Porto Alegre. Na hora da chuva, as rajadas de vento podem chegar aos 90 km/h. Produtores devem ficar atentos às previsões específicas de suas lavouras.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (20/12 a 26/12) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Apesar das instabilidades na região Sul do Brasil, as chuvas ainda não devem chegar nesta quarta em áreas do Paraná, estado que enfrentou condições climáticas adversas nos últimos dias e reascendeu as preocupações com o potencial produtivo da safra 2018/19 de soja. O estado é o segundo maior produtor.

Leia mais:
» Safra brasileira de soja perde potencial diariamente com seca e calor

"O tempo fica mais instável também em Santa Catarina, com pancadas de chuva no oeste e no sul do estado no decorrer do dia. Já o Paraná, terá uma quarta-feira de muito sol e calor e há previsão de pancadas de chuva entre à tarde e a noite, com risco de temporais", destacou a Climatempo.

Apesar do aumento das instabilidades na região Sul, cidades produtoras do Norte e Noroeste do Paraná, registram danos pontuais em lavouras de soja com quase 20 dias sem chuvas. Essas localidades devem receber chuvas volumosas a partir do final de semana e Natal. Até podem ocorrer pancadas de chuva nessas áreas, mas não em volumes expressivos.


Depois de 20 dias de estiagem, a chuva volta em Palmeira (PR). Foto enviada por Osni Ornieski​

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 15 dias em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Veja o mapa de água disponível no solo em todo o Brasil:


Fonte: Climatempo

De acordo com levantamento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), cidades do Sul do Brasil figuram entre as que registraram maiores acumulados durante esta terça-feira (18). Os cinco maiores: Uruguaiana (RS): 80,0 mm, Quarai (RS): 78,4 mm, Ouricuri (PE): 50,8 mm, Benjamin Constant (AM): 47,0 mm e Encruzilhada do Sul (RS): 45,8 mm.

Segundo modelos estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), entre os dias 19 e 27 de dezembro, as precipitações ficarão concentradas sobre o Norte e partes do Sudeste e extremo Sul. De 27 de dezembro a 04 de janeiro, os acumulados ficam mais sobre o Brasil central.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 19 de dezembro até 04 de janeiro:


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA


Lavouras condenadas pela estiagem em Serranópolis do Iguaçu (PR). Envio de M. Michelon​

 


Lavoura de soja variedade 50i52 Raio do produtor Roberto Ongarato em Barra Funda (RS). Envio do consultor técnico Luciano Colombo


Lavouras em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro​


Soja resistindo à estiagem em São João do Triunfo (PR). Lavoura de Ivo Rusgoski

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil