Tempo: Previsão de chuvas volumosas na BA, mas tendência é de condição mais seca no Matopiba em janeiro

Publicado em 28/12/2018 09:48


Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (28) - Fonte: Inmet

.

A Climatempo destaca que dezembro, normalmente, é marcado por poucas chuvas no Nordeste. No entanto, neste ano, o mês deve terminar com chuva acima da média histórica em quase todas as capitais nordestinas. "Em São Luís, Teresina, Salvador, Fortaleza e em Natal choveu mais que o dobro da média normal", informou.

E 2018 deve terminar com mais chuvas. "Para este domingo, dia 30, tem previsão de pancadas de chuva com raios sobre quase todo o interior da Bahia, do Piauí e do Maranhão. Algumas pancadas de chuva podem ocorrer no litoral do Ceará", reportou a empresa meteorológica.

Quem está em algum lugar do litoral, desde Florianópolis até a região dos Lagos, no litoral do Rio de Janeiro, onde fica a cidade de Búzios, vai poder contar com tempo firme. O  domingo, 30 de dezembro, o penúltimo dia de 2018, promete ser um repeteco do sábado: muito sol, calor acima dos 30°C na maior parte do dia e céu quase todo azul.

As praias do litoral sul catarinense e do Rio Grande do Sul também terão um domingo quente e com várias horas com sol forte. Mas durante a tarde, com o calor e a passagem de uma frente fria pelo litoral gaúcho, algumas nuvens carregadas se formam e provocam pancadas de chuva com raios. Não deve chover por muitas horas, mas há risco de chuva forte. Esta frente fria se afasta rapidamente e não vai influenciar o tempo na segunda-feira, 31 de dezembro.

No litoral norte do Rio de Janeiro e no litoral do Espírito Santo, a presença de áreas de instabilidade deixam este domingo com muitas nuvens e pancadas de chuva, que podem ocorrer a qualquer hora do dia e vir com raios. Pode chover forte em algumas horas.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (28/12 a 03/01) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 30 dias em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Apesar da condição mais úmida neste final de 2018 na região Nordeste, a tendência para o início de 2019 é de um período mais seco na região produtora do Matopiba (Maranhã, Tocantins, Piauí e Bahia). Não significa que não haverá chuvas. Mas os acumulados, no geral, não serão tão volumosos.

De acordo com o mapa do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), entre os dias 27 de dezembro e 04 de janeiro, menos chuvas acumuladas serão registradas na maior parte da região Sul do país. Já na primeira quinzena de janeiro, as chuvas retornam ao Sul e diminuem no Matopiba.

Leia mais:
» Tempo: Após precipitações, chuvas voltam a diminuir no Sul do Brasil no final de dezembro e início de janeiro

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 28 de dezembro até 13 de janeiro:


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

O mapa do Inmet aponta os acumulados para os próximos 7 dias em todo o Brasil, entre 28 de dezembro até 02 de janeiro, e confirmam a tendência apontada pelo mapa do instituto norte-americano. Chuvas mais localizadas no Brasil central e menos no Sul e em áreas do Matopiba.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias em todo o Brasil:


Fonte: Inmet


Lavouras de soja com alto percentual de perdas por Macrophomina Phaseolina e Phytophthora na Região de Naranjal, Paraguai. Envio do Eng. Agr. Cledison Conte


Dia Perfeito para aplicação de fungicida na propriedade de Humberto Totti Netto em Cruzália (SP)​


Temporal chegando em Lagoa Vermelha (RS). Envio de Carlos R. Dellavalle Filho​


Soja em Paranatinga (MT). Fazenda Aparecida do Norte. Envio de Moacir Kohl Filho​


Lavoura de milho em Muitos Capões (RS). Envio de Claudimar Baseggio

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 55 o número de vítimas em temporais do Rio Grande do Sul
Chuvas no RS: por que chove tanto no estado? Entenda as causas
Jovem Pan: Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas
Guaíba ultrapassa a marca de 5 metros
Região portuária no RS terá plano de ação para enfretamento das chuvas