Tempo: Extremo Sul do RS em alerta com chuvas fortes nesta 3ª; instabilidades seguem sobre o Centro-Oeste

Publicado em 01/10/2019 11:08


Imagem de satélite nesta terça-feira (01) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

O tempo deve mudar sobre áreas do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (01) com novas áreas de instabilidade pelo extremo Sul, conforme mostram imagens de satélite das últimas horas. Em pontos de Santa Catarina e Paraná, as precipitações não chegam com massa de ar seco.

"Será uma semana com bastante umidade, muita chuva e tempo instável sobre a Região Sul do Brasil", disse a Climatempo. O dia começa com pancadas de chuva na região de fronteira e alerta de temporais no extremo Sul gaúcho. Até a noite, as precipitações se espalham.

"No norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, a massa de ar seco predomina e inibe as condições de chuva. No leste catarinense a quantidade de nuvens é maior, mas mesmo assim não há condições para chuva", destacou a empresa meteorológica.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (02/10 a 04/10) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas deverão seguir concentradas sobre pontos da região Sul pelo menos até o final da semana, com acumulados de até alta intensidade em áreas do estado do Rio Grande do Sul.

O Inmet emitiu alerta de tempestade nesta terça sobre o extremo Sul do Rio Grande do Sul. O aviso vale para até às 16h. Além disso, ventos costeiros são esperados durante o dia em pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", disse o instituto meteorológico brasileiro.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 3ª feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Missões, Litoral Gaúcho

Ainda há previsão de chuvas para áreas da região Centro-Oeste com instabilidades em formação pelo calor e aumento da umidade do ar. "Altas temperaturas e pancadas de chuva localizadas vão predominar na região na primeira semana de outubro", disse a Climatempo.

As chuvas dos últimos dias aliviam um cenário de estiagem em áreas do Brasil central e alguns produtores de soja já iniciam o plantio da safra 2019/20 da oleaginosa. A umidade do solo ainda é bastante irregular, apesar das precipitações dos últimos dias.

Nas últimas 24 horas, os maiores volumes de chuva em todo o Brasil foram registrados em áreas de Xinguara (PA): 55,4 mm, Monte Alegre de Goiás (GO): 48,8 mm, Santa Rosa do Tocantins (TO): 36,8 mm, Serra dos Carajás (PA): 35,2 mm e Almas (TO): 30,6 mm.

Veja o mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

O mapa de precipitação acumulada dos próximos sete dias para todo o Brasil mostra chuvas sobre a maior parte do Brasil, mas com volumes fracos a moderados. No período, os acumulados mais altos devem ser registrados em áreas da região Norte, a divisa do Centro-Oeste com Bolívia e Paraguai e quase toda a região Sul.

Veja o mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

O mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 01 de outubro até 09 de outubro, mostra chuvas sobre a maior parte do país, mas com os maiores volumes no Norte, Leste do Centro-Oeste, Sul e partes do Sudeste.

De 09 até 17 de outubro, as chuvas seguem sobre a maior parte do país, mas já diminuem em determinadas áreas, principalmente na região Nordeste e centro do país. Os maiores acumulados nesses dias ficarão concentrados sobre áreas da região Norte do país, pontos do Sul e do Sudeste brasileiro.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 01 de outubro até 17 de outubro:


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA


Lavoura de trigo Produtor Rural Juliano de Souza Carmo em Pontão (RS).


Lavoura de trigo Produtor Rural Juliano de Souza Carmo em Pontão (RS).


Lavouras à espera da florada em São Pedro da União (MG) . Envio de Fernando Barbosa.


Lavouras à espera da florada em São Pedro da União (MG) . Envio de Fernando Barbosa.

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (25) para todo o Brasil