Tempo: Chuvas avançam nesta 3ª feira e chegam em áreas da região Centro-Oeste e Matopiba

Publicado em 22/10/2019 09:58


Imagem de satélite nesta terça-feira (22) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

O tempo mudou no Centro-Sul do Brasil. Depois de chuva em áreas do Sul e Sudeste, esta terça-feira (22) será de muitas instabilidades sobre o Centro-Oeste do país. O Inmet (Insituto Nacional de Meteorologia), inclusive, emitiu alertas para a região.

"Uma massa de ar polar avança sobre o Mato Grosso do Sul nesta terça-feira, 22 de outubro,  e afasta as nuvens carregadas e chuva do estado nos próximos dias. Mas as demais áreas do Centro-Oeste ainda devem ter bastante instabilidade e risco de temporais", destaca a Climatempo.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (23/10 a 25/10) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

O Inmet emitiu alerta de acumulados e chuvas intensas nesta terça-feira para áreas dos estados de Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Piauí, Rondônia e Tocantins. Apenas em Amazonas é que são esperadas chuvas intensas e acumulados.

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", destacou o Inmet sobre a previsão de chuvas intensas.

Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 3ª feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Distrito Federal, Sudoeste Rondonense, Alto Madeira, Sul Amazonense, Centrossul Mato-Grossense, Nordeste Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Sudeste Mato-Grossense, Sudoeste Mato-Grossense, Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Jalapão, Norte Tocantinense, Sudeste Tocantinense, Sul Tocantinense, Oeste Tocantinense, Centro Tocantinense, Sudeste Rondonense

Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 3ª feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sudeste Piauiense, Sudoeste Piauiense, Oeste Baiano, São Francisco Baiano

A empresa meteorológica destaca ainda que os próximos dias devem seguir instáveis sobre áreas de Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás, apesar de as temperaturas entrarem em elevação. Na quarta (23), já não há previsão de chuva para MS e áreas de fronteira no MT.

"O centro-norte de Goiás, o Distrito Federal e o nordeste de Mato Grosso vão ter chuva a qualquer hora e muitas nuvens durante esta próxima quarta-feira, com risco de chuva forte e poucos períodos de sol", destaca a Climatempo.

Nas outras áreas da região, são esperadas pancadas de chuva frequentes até o final da semana. "Já em Mato Grosso do Sul,  as pancadas de chuva recomeçam no norte do estado a partir da tarde de sexta, 25 de outubro, e no sábado deve chover em quase todo o estado", diz a empresa.

As chuvas também avançar ao longo desta terça-feira para áreas do Centro-Norte do país. O tempo já mudou, inclusive, em áreas da Bahia, Maranhão e Piauí. Pancadas de chuva de até forte intensidade foram registradas e a previsão para os próximos dias é de mais chuvas, segundo a Climatempo.

"Uma mudança na circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera e a passagem de uma frente fria pelo sul da Bahia estimulam a formação de nuvens carregadas sobre estes estados", destaca a empresa meteorológica.

O mapa de preicipitação acumulada do Inmet das últimas 24 horas mostra que as chuvas mais volumosas no país ocorreram sobre a região Sul, pontos do Sudeste, Centro-Oeste e Norte. No entanto, a maior parte do Brasil, incluindo grandes faixas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste não houve chuva.

Veja o mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

O retorno das chuvas em áreas produtoras, ainda que de forma irregular, ameniza as preocupações de produtores de soja que já cogitavam o replantio da oleaginosa por conta das condições climáticas adversas, principalmente no Paraná. No estado, algumas áreas já retomaram o plantio.

Informações apuradas pelo Commodity Weather Group (CWG) mostram que, nas últimas 72 horas, cerca de 40% a 45% da área de soja foi alcançada pelas chuvas, ainda muito irregulares e de volumes limitados. Foram precipitações variando entre 12,7 e 44,45 mm, com alguns registros locais chegando a 88,9 mm.

"O final de semana foi chuvoso no Centro-Sul do Brasil, mas há ainda faltas de umidade no leste e norte do Paraná, centro e leste de São Paulo e noroeste do Mato Grosso do Sul", diz o CWG. "E as previsões mostram a chegada das chuvas em mais áreas que sofrem com seca na próxima semana", diz o instituto meteorológico internacional.  

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

No período de 22 até 30 de outubro, o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), mostra que chuvas devem ser vistas sobre a maior parte do país. Pontos do Nordeste e Centro-Oeste têm baixos volumes.

Entre 30 de outubro até 07 de novembro, as precipitações devem continuar sobre a maior parte do país, mas altos volumes se concentram sobre pontos do Sudeste e Centro-Oeste. Áreas da região Nordeste ficam mais secas do que no período anterior.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 22 de outubro até 07 de novembro:


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA


Foto em Santa Rosa del Monday - Paraguai. Envio de Leonardo Kunrath.


Efeito de forte chuva de pedras em Caseiros (RS). Envio de Anderson Vizentin


Ontem à tarde na Fazenda, 60 mm, em Rio Verde (GO). Envio de Vanderlei Secco


Milho plantado na propriedade da família Canali em Correia Pinto (SC). Envio de Jean Carlos

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul