Estiagem preocupa setor produtivo de Santa Catarina

Publicado em 23/11/2020 14:28

Santa Catarina está passando por um período de estiagem prolongado, realça o diretor executivo da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), Jorge Luiz de Lima. O último Boletim Hidrometeorológico Integrado da Defesa Civil de Santa Catarina e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, em parceria com diversas instituições, ressalta mais uma vez os baixos volumes de chuva entre o Oeste e o Planalto Sul, com acumulados de chuva entre 10 e 50 mm. Nos últimos meses, a situação se agravou nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, onde não choveu 20% do esperado para o mês de novembro.

Entre os dias 26 de novembro e 3 de dezembro a tendência é que a chuva ocorra de forma mais distribuída em todo o Estado. São esperados volumes de 50 e 60 mm no Estado. Porém, a previsão climática para o fim da primavera e o verão (novembro, dezembro e janeiro) é de chuvas abaixo da média climatológica, sendo a situação mais crítica no Oeste.

Com a atuação do fenômeno La Niña são esperadas chuvas mal distribuídas e irregulares. “Isso impacta a coleta e fornecimento de água e tem causado preocupação com a produção no Estado. Mais de 90% das propriedades são pequenas, com produção de aves e suínos, além de grãos e gado leiteiro. Algumas agroindústrias estão buscando água em outros mananciais, mas mesmo com esse cenário adverso que deve ser alterado só no primeiro trimestre de 2021, todos os contratos com o mercado interno e externo serão honrados”, destaca Lima.

Fonte: MB Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Governo cria força-tarefa para combater informações falsas relacionadas às enchentes 
EUA: Plantio deve retomar ritmo mais acelerado na próxima semana, com chuvas menos intensas
Procon RS trabalha para auxiliar população no momento de calamidade pública
Governo atualiza situação das barragens no RS (07 de maio)