Janeiro foi o terceiro mais chuvoso dos últimos 32 anos, segundo a Embrapa

Publicado em 03/02/2011 07:07
Lavouras de soja na região da Grande Dourados e fronteira deverão alcançar produtividade recorde.
A Embrapa Agropecuária Oeste informou nesta quarta-feira (02) que as chuvas em janeiro totalizaram 290 milímetros em Dourados, 73% superior à média histórica de 32 anos, de 168 mm. Foi o terceiro janeiro mais chuvoso da série de 32 anos, inferior apenas a 2003 (340 mm) e 1997 (300 mm).

Em fevereiro recém começou e a estação agroclimatologica da Embrapa registra 66,2 milimetros até a tarde hoje (3).

Janeiro tem sido chuvoso nos últimos cinco anos, exceto em 2009, quando uma seca destruiu perto de 30% da produção de soja, obrigando, inclusive, a decretação de estado de emergência. Mas nesta safra, lavouras chegam a ficar parcialmente inundadas.

Com base nos registros de algumas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) verifica-se que as chuvas ocorridas em Dourados em janeiro foram maiores que nos demais municípios da região sul do Estado: Ponta Porã (207 mm), Ivinhema (205 mm), Rio Brilhante (193 mm), Maracaju (138 mm) e Juti (119 mm).

Com as intensas chuvas as lavouras de soja na região da Grande Dourados e fronteira – onde está mais de 1 milhão de hectares, deverão alcançar uma produtividade recorde nesta safra, porque não faltou umidade desde o plantio. A colheita da soja precoce começará na segunda quinzena de fevereiro.

Fonte: Correio do Estado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Corredor de umidade traz chuvas intensas para sete estados e acumulados chegam a 70mm em 24h
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (19) para todo o Brasil
Áreas das regiões Centro-Oeste e Norte seguem com alerta de perigo para chuvas intensas
Corredor de chuvas traz riscos de temporais no centro-norte do país
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (18) para todo o Brasil
Centro-Norte do Brasil tem alertas para chuvas intensas até 6ª feira (19)