Província de Iloilo estuda extensão da proibição de suínos

Publicado em 06/01/2020 08:30

O governo da província de Iloilo está considerando uma extensão da proibição da entrada de suínos e suínos de Luzon e outras áreas identificadas pelo Departamento de Agricultura (DA) como positivas para a contaminação por peste suína africana (PSA).

O governador de Iloilo, Arthur Defensor Jr., emitiu uma ordem executiva em 21 de outubro do ano passado, que impôs uma proibição temporária dos produtos das províncias de Rizal e Bulacan em Luzon e em países positivos para a doença como Letônia, Polônia, Romênia, Rússia, Ucrânia , Luxemburgo, Bélgica, Bulgária, Moldávia, Vietnã, Camboja, Mianmar, República Democrática Popular do Laos, Coréia do Sul e China.

O Dr. Darel Tabuada, veterinário supervisor do Escritório Veterinário Provincial (PVO), disse em entrevista na segunda-feira que o governador está de olho em uma extensão da proibição, que estava em vigor por um período de 90 dias.

Embora a província permaneça livre de PSA, Tabuada disse que o escritório veterinário está solicitando atualizações do Departamento de Agricultura - Departamento de Indústria Animal (DA-BAI) para avaliar a extensão da extensão da proibição.

“Estamos planejando estender nossa proibição de todos os suínos e suínos por produtos provenientes de Luzon e também de outras áreas afetadas pela PSA. Estudaremos, em conjunto com nosso governador, quanto tempo a proibição se baseará na atualização do Departamento de Agricultura ”, disse Tabuada.

A extensão destina-se a proteger a indústria suína na província, pois "ainda não há garantia de que os produtos portuários e suínos trazidos de Luzon para cá sejam livres de PSA", disse ele.

Tabuada disse que o PVO concentra seu esforço nos pontos de entrada para garantir que a doença não entre na província.

Houve aumento de pessoal no aeroporto da província no início de 2020, disse ele.

Da mesma forma, a província intensificou sua divulgação de informações ao público e aos produtores de suínos, acrescentou.

Apesar da extensão da proibição, o PVO garantiu que a província não ficaria sem suprimento de carne de porco.

"Temos um excedente de 200%, portanto, mesmo se proibirmos a entrada de produtos suínos de Luzon, seremos sustentados, pois temos fontes de Cebu e Cagayan", disse Tabuada.

A PSA é uma doença hemorrágica altamente contagiosa que afeta os suínos causada por um vírus, que não pode ser tratado ou prevenido, pois ainda não há vacina disponível.

Fonte: Agência de Notícia das Filipinas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai
Suínos/Cepea: Vivo segue na casa dos R$ 8/kg
Brasil pode ampliar exportações de carne de frango em 0,5% em 2025 após reversão de embargos, diz ABPA