Morte de milhares de poedeiras e frangos de corte preocupa República Dominicana

Publicado em 07/01/2020 10:48

Os produtores de aves de médio e pequeno porte de Las Lagunas, Moca, na República Dominicana denunciaram que milhares de galinhas poedeiras e frangos de corte foram mortos, afetados pela influenza aviária, por isso exigem uma intervenção rápida do governo para evitar que a situação piore.

Sener García, Antonio Ureña (Ton) e Luis Manuel García declararam ao portal local Diario Libre que nas últimas semanas morreram mais de 20 mil poedeiras e frangos de cortes em suas fazendas, localizadas em Jávaba al Medio, El Cacique e Las Lagunas.

"Temos relatos de que essa doença também está acabando com poedeiras e frangos de cortes em Juan López, La Lomita e outras comunidades da província de Espaillat", disse Garcia.

Garcia disse que sete mil galinhas e outro número semelhante de galinhas foram mortas em várias fazendas por causa da gripe ou gripe aviária, até agora nenhuma autoridade pecuária ou o Ministério da Agricultura se interessou pelo problema.

O produtor avícola declarou que suas perdas econômicas são de cerca de 10 milhões de pesos, já que a morte das aves vem ocorrendo gradualmente, mas nas últimas semanas aumentou consideravelmente.

"Aproveitamos a presença de jornalistas nesta área para pedir ao presidente Danilo Medina que envie uma comissão para investigar isso e nos ajudar, porque não temos capacidade financeira para cumprir os compromissos pelas perdas que tivemos", disseram os produtores.

Eles indicaram que as vacinas que estão usando para controlar a doença aparentemente não estão afetando as aves, pois continuam morrendo.

Diante do problema, o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Frango do Norte (ASOPOLLON), José López, anunciou uma reunião com o Ministro da Agricultura, Osmar Benitez, nesta quarta-feira, em Santo Domingo.

Ele disse que nesta reunião participarão produtores afetados pela doença das aves, além de funcionários do Banco de Pecuária e Agricultura. López considera que a situação ainda é gerenciável, pois existe um estoque de sete milhões de galinhas poedeiras no país.

Ele reconheceu que mais de 70% da produção nacional de aves e suínos está concentrada nos municípios de La Vega, Moca e Licey al Medio.

"Nos anos anteriores, tivemos febre, mas foi em galinhas japonesas, aparentemente o caso é diferente agora", disse López. Além disso, ele disse que os laboratórios do governo e do setor privado terão que determinar a real causa da morte de aves em Moca.

Segundo relatos de técnicos especializados, febre ou gripe aviária não prejudica os seres humanos.

Fonte: Avicultura Industrial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai
Suínos/Cepea: Vivo segue na casa dos R$ 8/kg
Brasil pode ampliar exportações de carne de frango em 0,5% em 2025 após reversão de embargos, diz ABPA