Em janeiro exportação de ovos comerciais volta a superar os 20 milhões

Publicado em 24/02/2021 08:41

O levantamento efetuado pelo Ovosite junto ao sistema de estatísticas do comércio exterior – comex stat – aponta que o volume de ovos comerciais exportados segue apresentando evolução pelo quarto mês consecutivo, atingindo o maior volume desde fevereiro de 2016, quase 5 anos atrás.

Em janeiro o total embarcado alcançou 22,247 milhões de ovos (quase 61,8 mil caixas) significando evolução próxima de 15% sobre o mês anterior e de quase 170% sobre o mesmo período do ano passado. De toda forma, importante verificar que o alto índice de variação anual – extensivo ao bimestre novembro e dezembro| - se deve ao fato de os embarques do ano anterior terem sido extremamente baixos.

O volume acumulado nos últimos doze meses – fevereiro de 2020 a janeiro de 2021 - alcança 71,142 milhões de ovos e representa quase 28% de aumento sobre o mesmo período imediatamente anterior.
No decorrer de fevereiro – em sua maior parte - o volume de ovos destinados ao mercado interno foi insuficiente para atender o mercado consumidor e, com isso, os preços alcançaram forte evolução. E isso pode ter alterado essa marcha ascendente nos embarques para o mercado externo com os produtores priorizando o atendimento interno.

Mesmo assim, como o total de ovos exportados em fevereiro do ano passado alcançou apenas 2,241 milhões, os volumes mensais embarcados no trimestre novembro/20 a janeiro/21 sugerem que as exportações continuem superando o ano anterior.

Fonte: OvoSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai
Suínos/Cepea: Vivo segue na casa dos R$ 8/kg
Brasil pode ampliar exportações de carne de frango em 0,5% em 2025 após reversão de embargos, diz ABPA