Frango inteiro continua propiciando a melhor resposta nas exportações de carne de frango

Publicado em 11/03/2021 08:11

Um mês atrás o AviSite observou que, considerado o preço médio alcançado pelos quatro principais itens exportados, o frango inteiro se colocava como o item mais promissor nas vendas externas de carne de frango de 2021.

Pois os resultados de fevereiro não só ressaltam essa tendência como também trazem informação surpreendente: no mês, o preço médio alcançado pelo frango inteiro (US$1.488,54/tonelada) superou em 2,6% o preço médio dos cortes (US$1.450,55/tonelada). Uma ocorrência que, mesmo não sendo inédita, é extremamente rara na história das exportações desses dois itens.

E tal desempenho fica ainda mais visível na análise (tabela abaixo) dos valores acumulados no primeiro bimestre de 2021. Embora o volume de frango inteiro embarcado tenha recuado quase 5% no período, seu preço médio, ao contrário dos demais itens, aumentou perto de 6%, fazendo com que sua receita cambial, negativa até janeiro passado, passasse a apresentar valorização anual positiva de 0,80%.

De sua parte, os cortes de frango, além de sofrerem queda de volume maior (-6,79%) que a do frango inteiro, apresentaram forte retrocesso no preço médio (-12,37%). Com tais desempenhos, a receita cambial do produto recuou mais de 18%. Como correspondeu a dois terços da receita total dos quatro itens, a receita dos cortes neutralizou os pequenos ganhos obtidos pelos outros três itens, fazendo com que o bimestre fosse encerrado com um recuo de 12,58% na receita cambial total.

O volume de industrializados de frango e de carne de frango salgada aumentou no período (2,78% e 8,02%, respectivamente). E apesar de terem enfrentado retrocesso de mais de 2% no preço médio, encerraram o bimestre com aumento de receita. Mas isso em quase nada influenciou o resultado, pois sua participação na receita cambial total não chega a 8,5%.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?