Ovos: plantel de galinhas em produção apresenta redução nos próximos meses

Publicado em 23/03/2021 08:47

Os produtores de ovos investiram fortemente no alojamento de poedeiras comerciais até outubro do passado vislumbrando crescimento no consumo interno bem como oportunidades no mercado externo.

O resultado foi um plantel de galinhas em produção de ovos brancos e vermelhos acelerado a partir do segundo semestre do ano passado e que adentrou este início de ano. Nesse sentido, o primeiro trimestre de 2021 aponta índice de crescimento anual superior a 10,5%.

Infelizmente, a alta acelerada das matérias-primas, milho e farelo de soja, desde o segundo semestre do ano passado tirou completamente a sustentação da atividade que passou a ser extremamente onerosa, obrigando os produtores a diminuir os alojamentos mensais a partir de outubro visando encontrar o necessário equilíbrio. De toda forma, o impacto desse menor alojamento começa a fazer efeito somente a partir de abril próximo.

Mas, embora o plantel de galinhas em produção apresente queda acentuada somente a partir de maio, é certo que o volume do primeiro trimestre é bem inferior aos apresentados devido aos descartes antecipados que foram efetuados no período. E isto não por um desejo do Produtor e sim, por uma imposição do mercado, visto que os custos de produção permanecem muito acima do que eles seguem recebendo na comercialização do seu produto.

Fonte: OvoSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai