Desabastecimento de frango e ovo chega a 40% na Colômbia

Publicado em 17/05/2021 08:39

O presidente da Federação Nacional dos Avicultores da Colômbia (Fenavi), Gonzalo Moreno, informou que a escassez de frangos e ovos em todo o território nacional varia entre 20% e 40%.

“A escassez varia em cada uma das cidades e isso é consequência do fechamento do Vale do Cauca e do Cauca , que produzem 30% dos ovos do país. Em Bogotá, por exemplo, temos uma carência em média de 24% ”, explicou Moreno.

Ele também destacou que “ há outros departamentos (municípios) enfrentando represamento de produtos. O Departamento de Santander é autossuficiente, exportando e enviando para outras regiões. Mas não atual crise, não consegue interiorizar sua produção. O mesmo acontece com Antioquia e o Litoral ”.

Por outro lado, de acordo com o último relatório das filiais da Federação Nacional de Comerciantes (Fenalco), devido aos bloqueios permanentes dos principais corredores rodoviários, foram perdidos mais de 12 milhões de ovos,16.000 toneladas de frango e 48.000 toneladas de ração para aves.

O presidente da Fenalco, Jaime Alberto Cabal, alertou que “devido a esses bloqueios , podem ocorrer aumentos de preços que variam de 10% a 110%, sendo o mais afetado o povo colombiano. Para o caso específico do Santander, há 40 milhões de aves em risco de morte ”.

Fonte: RCN Radio/Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?