ABPA se posiciona sobre Plano Safra, destacando vantagens para suinocultura e avicultura

Publicado em 23/06/2021 15:39

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) destaca que o novo Plano Safra construído sob a liderança da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, trouxe avanços importantes para o setor de proteína animal. Um deles foi o grande aporte de recursos para o PRONAF, com benefícios diretos também para os produtores do setor. Na mesma linha, a viabilização de recursos via Inovagro deve reforçar a modernização das estruturas de granjas em polos com produção longeva, melhorando os índices de produtividade e a competitividade.

Também chama a atenção o aumento do limite de crédito para produtores de milho e de sorgo, o que deve influenciar na oferta de insumos e reduzir os impactos do gargalo de custos de produção que hoje geram um quadro crítico para a avicultura e a suinocultura, com impacto direto na inflação dos alimentos. 

Ainda foi muito bem recebido pelo setor as linhas de crédito voltadas para a geração de energia renovável através de biogás e biometano, reforçando o compromisso do agro brasileiro com o ESG.

Por fim, também é importante destacar os recursos para investimentos em armazéns, outro ponto importante para a melhoria da gestão do abastecimento interno de insumos e redução do quadro especulativo. A ABPA foi uma das representações setoriais a reforçar a importância destes aportes, que devem gerar ganhos na logística de distribuição dos grãos no médio prazo.

Fonte: ABPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína
Valores do frango congelado e resfriado cedem em São Paulo nesta quinta-feira (25)