Carne de frango: receita dos quatro itens exportados aumentou entre 7% e 26% no 1º semestre

Publicado em 22/07/2021 08:28

Analisados os resultados das exportações de carne de frango conforme os quatro principais itens negociados internacionalmente pelo Brasil, constata-se que no primeiro semestre de 2021, em termos de volume, somente o frango inteiro apresentou redução – de 2,13%, o que correspondeu a cerca de 11,5 mil toneladas a menos que em idêntico período do ano passado.

Essa queda, porém, foi amplamente compensada pelo aumento dos demais itens: os cortes de frango, de quase 8%; os industrializados, de mais de 16%; e a carne salgada, de 29%. Com o que o total exportado no semestre aumentou 6%, atingindo novo recorde para esse período.

Igualmente positiva foi a recuperação de preços, embora ainda parcial. E, aqui, o melhor desempenho foi o do frango abatido, com incremento de 16,35%. Cortes de frango e carne salgada permaneceram com valor negativo em relação ao primeiro semestre de 2020. Mas a redução registrada (de 0,30% e 1,67%, respectivamente) foi significativamente inferior à do fechamento do ano passado (queda de 14,57% e 15,20%, também respectivamente). O preço médio dos industrializados valorizou-se meio por cento.

O mais importante, porém, é que os poucos resultados negativos ainda registrados não influenciaram a receita cambial dos quatro itens, que cresceu quase 27% para a carne salgada, perto de 17% para os industrializados, mais de 13% para o frango inteiro e cerca de 7,5% para os cortes.

O corolário foi um aumento anual de 10% na receita do período e o melhor resultado dos últimos quatro primeiros semestres. Mas um valor ainda inferior (-3,79%) ao do primeiro semestre de 2017.

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?