USDA confirma Peste Suína Africana na República Dominicana

Publicado em 29/07/2021 08:52

O Laboratório de Diagnóstico de Doenças de Animais Estrangeiros do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou a Peste Suína Africana (PSA) em amostras coletadas de porcos na República Dominicana por meio de um programa de vigilância cooperativa existente.  

O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do USDA tem várias salvaguardas interligadas em vigor para evitar que a ASF entre nos Estados Unidos. A entrada de suínos e derivados da República Dominicana está atualmente proibida em decorrência das restrições existentes contra a peste suína clássica. Além disso, o Departamento de Segurança Interna de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) está aumentando as inspeções de voos da República Dominicana para garantir que os viajantes não tragam produtos proibidos para os Estados Unidos. A CBP também garantirá que o lixo desses aviões seja descartado de maneira adequada para evitar a transmissão de PSA.  

O USDA está empenhado em ajudar a República Dominicana a lidar com a PSA, está oferecendo suporte contínuo para testes e irá consultá-los sobre etapas ou ações adicionais para apoiar medidas de resposta e mitigação. Também ofereceremos ajuda semelhante ao Haiti, que faz fronteira com a República Dominicana e está sob alto risco de detecção de PSA.

O USDA continua a trabalhar diligentemente com parceiros, incluindo a CBP e a indústria suína dos EUA, para evitar que a ASF entre nos Estados Unidos. A PSA não é uma ameaça à saúde humana, não pode ser transmitida de suínos para humanos e não é um problema de segurança alimentar. 

 

Fonte: USDA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?