Peste suína africana encontrada em javali em Roma

Publicado em 06/05/2022 08:39

A peste suína africana foi encontrada em um javali na capital da Itália, Roma, disse o governo regional em comunicado nesta quinta-feira.

Um surto isolado da doença mortal do porco foi relatado no noroeste da Itália no início do ano e o caso de Roma foi a primeira vez que a doença foi detectada no centro do país.

Acredita-se que vários milhares de javalis vivam dentro e ao redor de Roma, procurando comida em latas de lixo muitas vezes transbordantes. Autoridades realizaram testes depois que um javali morto foi descoberto no norte da cidade e descobriu que estava com peste suína.

A peste suína africana é inofensiva para os seres humanos, mas muitas vezes fatal para os porcos, levando a perdas financeiras para os agricultores. Originou-se na África antes de se espalhar para a Europa e a Ásia e matou centenas de milhões de porcos em todo o mundo.

A China suspendeu as importações de carne suína da Itália em janeiro depois que a doença foi detectada em um javali na região do Piemonte.

O governo italiano posteriormente nomeou um comissário especial para coordenar as medidas destinadas a eliminar a doença.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?