Suínos/Itaú BBA: elevação de preços na primeira semana de maio será difícil de sustentar

Publicado em 16/05/2022 14:29
Preço da carne no mercado interno é competitivo frente às concorrentes, mas demanda precisa responder à grande oferta atual

Em análise divulgada pelo banco Itaú BBA nesta segunda-feira (16), o destaque fica para a dificuldade de sustentação dos preços da carne suína, que aumentaram na primeira semana do mês e agora apresentam queda. Este desafio está relacionado à resposta da demanda à fatores favoráveis ao consumo do produto, como temperaturas mais baixas e a alta competitividade frente à carne bovina e a de frango. "Esses pontos positivos do lado da demanda podem ter sua eficácia comprometida caso a oferta seja desproporcional à capacidade de absorção" pontua a instituição.

Quando se fala em exportações, a perspectiva do banco é que os embarques para a Chinasigam inferiores em comparação ao ano passado, ainda que os patamares estejam elevados historicamente. Os analistas destacam como ponto positivo as exportações para outros países, como Filipinas, Argentina, Tailândia e Singapura, entre outros menos relevantes.

A China, que viu preços da carne suína produzida localmente subirem no início do ano, depois caírem vertiginosamente, agora assiste a um movimento de recuperação, segundo o Itaú BBA, com altas de 12% para o animal vivo e para o suíno na parcial de maio sobre o mês anterior, enquanto a carne suína no atacado evoluiu 8,5 % na moeda local, retomando níveis vistos no início do ano.

"Vale destacar que o país asiático atravessa um momento desafiador em meio ao avanço da Covid-19 levando ao lockdown em algumas regiões e dificultando a logística interna, o que pode ter gerado uma elevação da demanda doméstica com os consumidores buscando estocar alimentos, algo que ocorreu em outros países no início da pandemia", pontua a análise.

Fonte: Notícias Agrícolas+Itaú BBA

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas+Itaú BBA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?