Mais pinguins morrendo de gripe aviária na colônia de praia de Boulders, na Cidade do Cabo

Publicado em 03/10/2022 10:49

CIDADE DO CABO (Reuters) - Mais pinguins morreram de gripe aviária na colônia da praia Boulders, na Cidade do Cabo, uma atração turística popular e um importante local de reprodução na África do Sul, levantando preocupações para a espécie e para outras aves marinhas.

David Roberts, veterinário clínico da Fundação Sul-Africana para a Conservação de Aves Costeiras, disse que pelo menos 28 dos cerca de 3.000 pinguins da colônia morreram da doença desde meados de agosto.

“Confirmamos a gripe aviária em 14 pinguins africanos desde meados de agosto”, disse Roberts, acrescentando que pelo menos outros 14 pinguins também foram afetados, mas não foram testados para o vírus.

“Esta é uma continuação do surto que aconteceu no ano passado e afeta várias espécies diferentes de aves marinhas e, no momento, estamos bastante preocupados porque o número de pinguins que estão sendo afetados e morrendo pela doença está aumentando”, acrescentou Roberts. .

Autoridades ambientais sul-africanas disseram em 16 de setembro que a cepa da gripe aviária altamente patogênica era semelhante à detectada no ano passado entre uma série de aves marinhas selvagens, incluindo cormorões-do-cabo e andorinhas-do-mar-comuns.

Roberts disse que os cientistas estavam monitorando a situação porque não estava claro como o surto evoluiria.

“Como o vírus é contagioso entre as aves, estamos fazendo todo o possível para reduzir a carga viral e a taxa de transmissão entre os pinguins”, disse Alison Kock, bióloga marinha dos Parques Nacionais da África do Sul, à Reuters.

Para identificar e remover aves doentes da colônia, cientistas sul-africanos realizam testes ou diagnosticam pinguins em seus sintomas, disse Roberts. Aves doentes e mortas são então sacrificadas e cremadas na tentativa de reduzir a propagação da doença.

“Quase não há risco para as pessoas do vírus, mas pedimos às pessoas que se certifiquem de que, quando visitarem a colônia, desinfetem seus sapatos, porque é transmissível entre diferentes colônias de aves marinhas e também fazendas de aves”, disse Kock.

Reportagem de Esa Alexander; Escrito por Anait Miridzhanian; Edição por Alison Williams

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?