Trigo: Camex zera alíquota da TEC para 1 mi de toneladas até agosto

Publicado em 24/06/2014 08:36 e atualizado em 24/06/2014 09:48

O Diário Oficial da União publicou, em edição extra, a decisão do dia 20 de junho que zera a alíquota da Tarifa Externa Comum (TEC) para a compra de 1 milhão de toneladas de trigo de fora do Mercosul até o próximo dia 15 de agosto.

A importação do cereal proveniente dos Estados Unidos se fez necessária, ao ponto de vista da Câmara de Comércio Exterior (Camex), uma vez que havia dificuldades por parte da Argentina de suprir o mercado brasileiro. De janeiro a maio, a exportação do Mercosul para o Brasil foi de apenas 1,5 milhão de toneladas de trigo. No mesmo período do ano passado, este número era de 2,7 milhões de toneladas.

A retirada do imposto contraria a orientação do Ministério da Agricultura, que alertava para a entrada da safra brasileira a partir de julho, o que poderia ajudar a abastecer o mercado. No entanto, a medida foi tomada pelo Ministério da Fazenda para tentar controlar o impacto na inflação.

Em entrevista para a segunda edição do Mercado & Cia., do Canal Rural, nesta segunda-feira (24), o presidente do Moinho Pacífico, Lawrence Pih, apontou que, uma vez que há uma previsão de uma safra brasileira de mais de 7 milhões de toneladas, os produtores de trigo correm o risco de possuir cereal sobrando no campo, já que irão enfrentar uma concorrência de trigo mais barato.

Tags:

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Feijão/Cepea: Cepea e CNA começam a levantar informações sobre a cadeia produtiva do feijão
Ibrafe: Continua complicada a colheita no Paraná
Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro