Farsul lamenta retirada da TEC para importação de trigo

Publicado em 25/06/2014 10:35 e atualizado em 25/06/2014 11:28

O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, lamentou a supressão da Tarifa Externa Comum (TEC) de 10% para aquisição de trigo de países de fora do Mercosul até o dia 15 de agosto, publicada em edição extraordinária do diário Oficial da União ontem (23.06). Embora já em vigor, a decisão ainda precisa ser referendada pelo Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex), no dia 3 de julho. “Gostaríamos de ter a oportunidade de levar nossas justificativas técnicas ao vivo, pois em documento já enviamos, defendendo a manutenção da tarifa, para que esta seja uma decisão consciente. Não aceitamos esse argumento de que o nosso cereal não tem qualidade. O problema da safra daqui é destino”, destacou Sperotto. Para ele, a medida atende a pressão das indústrias e prejudica os produtores que estão em plantio da nova safra

Dos 3,3 milhões de toneladas produzidos no Estado na safra 2013/14, restam cerca de 800 mil toneladas em estoque, e a retirada da tarifa deve deixar ainda mais lenta a comercialização desse montante. Quando o produtor começou a colheita, a tonelada estava R$ 980, e agora a cotação é de cerca de R$ 560, segundo o presidente. De acordo com um estudo da Farsul, de outubro - quando a TEC foi retirada - até agora, o preço do grão caiu 11%, enquanto o do pão subiu 14%, provando que o preço do cereal tem pouco impacto direto no preço final do produto.

O presidente também aguarda uma decisão por parte do Governo do Estado a respeito do pedido de redução do ICMS de 8% para 2% para vendas interestaduais. “Encaminhamos a solicitação ao governador no dia 2 de junho e mais de 20 dias depois não temos uma resposta ainda. Perdemos cerca de 15 dias de comercialização com ICMS reduzido. Não conseguimos diminuir a distância para os moinhos do centro do país, mas conseguimos reduzir os impostos para ajudar a escoar este restante”, afirmou Sperotto.

Tags:

Fonte: Farsul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no RS
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja
Anec eleva projeções de exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em dezembro
Arroz/Cepea: Preços têm pequenas reações