Clima seco e temperaturas elevadas reduzem área cultivada de trigo no RS

Publicado em 13/07/2017 17:59

A área de plantio de trigo está abaixo da média para o período devido à continuidade do clima seco e temperaturas elevadas. O longo período sem precipitações, ocasionou a diminuição da umidade do solo e consequentemente a paralisação do crescimento das plantas. O solo superficialmente muito seco e compactado dificulta o desenvolvimento das raízes superficiais e o desenvolvimento normal das plantas. "Então os solos apresentam grandes volumes de torrões e dificuldades para a descompactação, prejudicando o avanço ou mesmo a finalização do plantio, que chega a 87% da área prevista para o Estado, contra uma média de 92% para o período", afirmou o assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Alencar Paulo Rugeri.

Já a semeadura das últimas áreas de canola no Estado será finalizada, nesta semana, na região Noroeste. O estresse causado pelas condições climáticas (recuperação após excesso das chuvas e o atual momento de solo seco), deverá ter reflexos negativos na produtividade pelo atraso observado no desenvolvimento das plantas e sua debilidade. A cultura da cevada está em fase de desenvolvimento vegetativo e pela escassez de umidade do período, apresenta lentidão no crescimento das plantas, causando início de deficiência nutricional.

O predomínio do tempo seco e temperaturas amenas possibilitou um bom desenvolvimento de hortigranjeiros. Alho, cebola, cenoura, beterraba e folhosas crescem de forma satisfatória. Os plantios de morango também tiveram bom desenvolvimento, garantindo a qualidade dos frutos. Com a condição de inverno atípico até o momento, culturas de verão - tomate, pepino e pimentão - cultivadas em estufas também estão sendo favorecidas. 

Produtores de batatas da região Nordeste estão realizando a colheita com intensidade em função das condições climáticas favoráveis. Na região Serrana, está havendo melhora gradual no desenvolvimento e sanidade das sementeiras de cebola. O plantio de alho na região Nordeste está em fase final. Nas regiões das Missões e Fronteira Noroeste, o aipim encontra-se em fase de colheita.

Mais uma semana de condições climáticas completamente adversas às características para a estação do ano, predominando a ausência de umidade e as temperaturas elevadas em pleno inverno, condicionou a antecipação do florescimento e brotação dos pessegueiros na Serra. Já na região do Vale do Caí, que colhe 75% de toda a bergamota produzida no Rio Grande do Sul, já iniciou a colheita da principal cultivar plantada no Estado: a montenegrina, que está com excelente aspecto, colorida, com alto teor de suco e sabor equilibrado entre doçura e acidez.

As pastagens cultivadas de inverno apresentam-se com desenvolvimento lento, pois as condições climáticas no momento contribuem para o baixo desempenho. Dias ensolarados e temperaturas amenas deverão proporcionar um melhor desempenho das pastagens com aumento da taxa de crescimento. Neste período, os produtores estão manejando os rebanhos de corte para adequar a carga animal às condições de disponibilidade forrageira dos campos nativos. 

Fonte: Emater/RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto