Centeio perde espaço para o trigo nas lavouras do RS

Publicado em 14/06/2011 09:20
O plantio do cereal está terminando no estado. Muito usado na indústria de panificação, a área nesta safra está menor.
Nesta safra, o Rio Grande do Sul deve produzir 2,2 milhões de toneladas de centeio, uma redução de 40% em comparação com o ano passado. O motivo é a maior valorização do trigo, que acabou ganhando espaço nas lavouras e deve crescer cerca de 5% nesta safra. As duas culturas são plantadas no mesmo período, mas o trigo acaba produzindo mais.

O Rio Grande do Sul é responsável por 78% da produção nacional de centeio. O produtor Júnior Ciprandi preferiu plantar o cereal e manteve a área destinada no ano passado, um total de 110 hectares.

O agricultor aposta no mercado de produtos integrais que, segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação, o crescimento este ano deve ser de 20%. Com isso, Júnior acredita que terá um bom mercado comprador. "A comercialização hoje tem uma liquidez mais rápida, mas é preciso esperar uma boa oportunidade".

O preço médio pago pela saca de 40 quilos é de R$ 24, valor equivalente ao de 2010. Para o produtor, o preço compensa, mesmo com a alta no custo dos adubos.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto